domingo, 16 de janeiro de 2011

Vaticano, A Boca da Veradade e Praças

Novamente, os assentos estão atrapalhados... Esses teclados italianos...
Mas, vamos assim mesmo... Quando chegar ao Brasil irei arrumar isso direito!

Hoje foi o dia para conhecer o transporte p'ublico de Roma. N~ao que seja necess'ario deslocar-se dessa forma, mas queria conhecer esse sistema um pouco melhor, para poder falar sobre ele.
Independentemente do seu credo e da sua religião, caso esteja em Roma ou arredores, v'a ao Vaticano. Não sou cat'olito, mas a arquitetura e todas as obras que ali estão são magn'ificos. Cada obra que Michelangelo e outros personagens deixaram ali 'e um presente para quem tem a oportunidade de estar ali.
'E muito f'acil chegar ao Vaticano. Basta ir ao metr^o e pegar a linha correta (com o mapa que tem no metr^o não tem como errar) e parar na estaç`ao perto Vaticano. Caso tenha d'uvida de onde descer, é s'o seguir o povo, pois voc^e chegou ao Vaticano! Caso queira ver o Papa (se voc^e é cat'olico deve ser muito compensador) consulte o site do Vaticano e procure os dias em que ele aparece e celebra a missa na Praça de São Pedro (acho que toda quarta/feira e domingo isso acontece) para uma multid~ao.
Cheguei `a praça São Pedro e estava indo conhecer a bas'ilica por dentro, mas duas freiras de MG que estavam a pessaio me deram uma importante informação: o Museo do Vaticano no s'abado fecha `as 12h30'. Com isso, mudei a minha rota e caminhei uns minutos at'e o Museo. O Vaticado 'e uma cidade-estado independente, que adotou o Euro e tem a sua "pr'opia moeda euro", pois ela são diferente das demais que circulam pela Europa, pois tem a caricatura do Papa, e, evidentemente, o turismo e os fi'eis 'e que movimentam a economia de l'a.
Cheguei a "filinha" do Museo (entrada 15 euros) e encontrei diversos guias que queriam prestar o serviço a todos. 'E uma "m'afia", pois eles cobram 32 euras (a maioria) para ser seu guia (tem em diversas l'inguas) e, simplesmente, "furar" a fila, pois se voc^e estiver acompanhado de um guia entra direto. Eles são cadastrados e acho que isso 'e do conhecimento do "governo". Deve ser uma forma para dar emprego as pessoas dessa regi~ao, pois s'o atrav'es do turismo se consegue ter alguma renda l'a. Não acho guia tão util assim, pois se voc^e não sober o que uma determinada obra representa, procure no maior guia do mundo, o Google!
Na fila encontrei um casal (Renato e Liris) fant'astico, belo e educado. 'E claro que eles eram brasileiros, pois essas caracter'isticas n~ao combinam com muito italianos que conheci por aqui (essa tamb'em era a opini~ao do casal). Mas e' claro que não são todos. Depois irei apresentar a voc^es um italiano muito especial! Ficamos conversando na fila e visitamos o museo juntos. E, como o programa deles para domingo era o que iria fazer, passamos um domingo bem legal juntos. Depois conto com mais detalhes.
O museo e suas atraç~oes...



Encontra-se uma pequena replica da escultura mais famosa de Rodin: O Pensador, cuja a obra original voce ja deve ter visto em alguma parte desse blog (para mim, a imagem mais bela da visita a Paris)


O museo e sua principal atração, a Capela Sistina. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Ao olhar para o indescrit'ivel teto, voc^e encontra um toque especial...


Não reconheceu? Então veja agora...



'E a obra de Michelangelo, A Criação de Adão que representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.




Tamb'em encontra-se na Capela Sistina uma outra grande obra de Michelangelo, O Ju'izo Final



Outras obras...


Depois parei para o jardim e seus arredores...


E fui conhecer a Bas'ilica de São Pedro, uma obra gigantesca.








Mais uma grande obra de Michelangelo, A Pietá. Uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»


E encontra-se ali uma obra de 30m de altura fant'astica, o Baldaquino da Basílica moderna de São Pedro, de Bernini. O túmulo de São Pedro encontra-se diretamente abaixo desta estrutura.





Depois fui ao subsolo da bas'ilica e avistei um aglomerado est'atico e emocionado...



Não podia tirar fotos, consegui apenas essas...




Era o t'umulo do Papa João Paulo II. Diversos outros papas tamb'em estão enterrados no subsolo da bas'ilica.
Para constar, a entrada na bas'ilica e' gratuita, mas se  voc^e desejar ir a parte do tesouro paga algo em torno de 7 euros e caso queira subir para conhecer mais algumas coisas da bas'ilica (acho que 'e pra ir aonde o Papa fica e ver a c'upula pelo terraço voc^e paga mais uns 8 euros. N~ao entrei nesses dois lugares, mas acho justo o valor cobrado, pois n~ao deve ser simples manter uma estrutura com tamanha limpeza, organizaç~ao e segurança impec'avel.
Saindo da bas'ilica parei para tirar umas fotos da bela Praça de S~ao Pedro.



Retornei ~a Roma e fui a regi~ao do Circo M'aximo. Primeiro, fui conhecer a Pir^amide de C'estio, uma das mais bem preservadas construç~oes da Roma Antiga.



Passei pela regi~ao do Circo Maximo, e de l'a se tem uma 'otima vista da regi~ao do Palatino.

Depois, bem perto do Circo M'aximo, est'a a Praça da Boca da Verdade...




e n~ao na praça, mas logo ao lado, encontra-se a famosa a Bocca della Verita, a Boca da Verdade, m'ascara de Trit~ao com a boca aberta, feita em m'armore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da m~ao de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura...




Depois fui conhecer algumas belas praças de Roma.
A Piazza del Popolo (Praça do Povo)...




A Piazza di Spagna...


A Piazza Barberini, e o jato que chega `a lua...







Horr'ivel essa brincadeira, mas a foto ficou legal. Essa pequena praça, na realidade, "so" tem a fonte mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário