segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Florenca e Pisa

Depois de 1h30' de Roma a Florença, cheguei domingo a noite e fui direto ao hotel.
Florença é muito legal, mas não ache que você vai ver, em pleno inverno, aquela paisagem florida da região da Toscana. Caso queira ver isso, venha na Primavera. Mas, além disso, Florença é uma cidade que tem vários importantes museos (a maioria não abre na segunda, observe isso. Mas eu não observei...) como o Uffizi (um dos mais importantes museos do mundo), o Palazio Vechio, o Museo de Barguelo e a Academia de Arte. Nesse último está a obra mais importante localizada em Florença, o David, de Michelangelo. Como ficaria terça pela manhã, escolhi um deles para conhecer. Fui ver o David original, pois existe belas réplicas pela cidade.
Na segunda pela manhã fui a Pisa (1h de Florença) de trem (€5,80 euros). É fácil encontrar a torre, não pelo seu tamanho, pois ela não passa de 30m (tem a altura de um prédio de 8 andares), mas porque quase todos sabem aonde fica.
Quero aproveitar para comentar sobre a comunicação. É evidente que se você conhecer a língua local ou o inglês tudo fica mais tranquilo... mas menos animado!
Está sendo uma piada a minha comunicação. As vezes, no impulso, falo uma palavra em português que não é parecida em italiano com um sotaque italiano achando que eles vão entender. Você tem que saber o mínimo. Mas pra mim o mínimo não passa de 10 palavras. Você tem que saber o que é esquerda, direita, treim,... Acho que é só!
Por exemplo, queria saber aonde era a estação de Pisa (não lembrava na volta) e perguntei assim: "Adonde es o treine?" O senhor falou um monte de coisa e não entendi. Então perguntei: "Pra ca ou pra lá?", fazendo sinais com as mãos e ele me apontou uma direção. Andei pra esse lugar e perguntei para outra pessoa aonde ficava a estação. O cara falou e falou e no final da frase ouvi "no fundo a sinistra", ou seja, no final da esquerda. Cheguei aonde queria!
Mas vou falar da cidade de Pisa em si e seus vários pontos turíscos... a torre!

Pisa tem a torre e o Duomo (ao lado da torre) e, praticamente, só. Mas a torre é muito legal. E ela é muito torta mesmo.







Não me recordo bem, mas acho que paguei €12,00 para subir. Não vi nada de mais lá de cima. São 8 cansativos e tortos andares. E a única coisa que você sente é a sensação de subir em algo torto e parece que você está tonto.

Subi pelas suas "largar" acomodacoes...

E cheguei ao topo para ter uma bela vista da cida e ver... casas!


E a Duomo tambem...

Vale pela curiosisade apenas. Mas é melhor você gastar esse dinheiro de outra forma. Mas vale a pena ir à Pisa.
A maioria das pessoas ficam tirando fotos como se estivessem segurando a torre para nao cair, fiz algo diferente...
Meus amados e queridos alunos, um dever de casa para voces: Determir o angulo que a torre faz com o plano horizontal. Use o triangulo vermelho para lhe ajudar!


Assim que voltei para Florença peguei um ônibus (preciso falar como são os ônibus aqui? Transporte "pago") e fui para a Praça de Michelangelo, um dos pontos mais altos da cidade. Uma bela replica de David fica nessa praca...



 De lá se tem uma bela vista da cidade...

Fui caminhando e descendo pelas belas e apertadas ruas.




Que placa é essa?

Se voce estiver atento, voce vai obcervar a casa aonde viveu Galileu Galilei, que nasceu em Pisa e veio a falecer em Florenca.

Cheguei às margens do rio Arno e la se encontra a ponte mais famosa de Florença, a Ponte Vecchio. Ela é muito interessante, pois ela abriga lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro. Quando você passa pela ponte, parece que está em uma galeria!
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini, um grande artista da Renascença, escultor, ourives e escritor nascido em Florenca em 1500. O fato é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes, o mesmo visto na Ponte Milvio, em Roma.





Parei para tomar um sorvete. Você passa e vê uma vitrine dessas... É difícil resistir!
A noite chegou...

... e fui a Piazza della Signoria (onde encontra-se o Uffizi, o Palacio Vecchio e algumas importantes obras e replicas)
Uma bela replica do Rapto das Sabinas, de Giambologna. A escultura original voces verao um pouco mais a frente.
E eis que surge uma sombra...
... esse é um dos maiores monumentos da Renascença, o grupo em bronze de Perseu segurando a cabeça da Medusa. Essa é a mais reverenciada escultura de Benvenuto Cellini.
Voltei para o hotel e parei um pouco no Duomo para umas fotos...




Na terça (11/01), pela manhã, tirei mais uma parada no Duomo...

... fui à Academia de Arte (entrada em torno de €6,00) ver o David, de Michelangelo.
Lá não podia tirar fotos.
Estava conversando com um brasileiro (encontrei diversos pela Itália) e ele perguntou a uma funcionária do museo o motivo pelo qual não se pode tirar fotos (mesmo sem flash) e ela respondeu que era por causa de direitos autorais da Itália. Até aí concordo. Mas, depois, ela falou que era porque, sem fotos, as pessoas acabam compeando nas lojas de souvenirs do museo alguma coisa de recordação, visto que a foto, teoricamente, não poderia ser tirada. Achei um absurdo. E sempre alguém acaba tirando uma foto. Toda hora era alguém falando: "No photo, no photo."
Consegui algumas, não sairam muito legais pelo fato de eu não ter tempo para focar ou coisa do tipo. Mas aí estão...








David é uma das esculturas mais famosas de Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico , sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor.
É uma estátua em mármore e mede 5,17 m. Essa obra é o símbolo máximo da República de Florença.
Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504). Michelange retratou David não após a batalha contra Golias, mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar.
Essa é a obra original do Rapto das Sabinas, de Giambologna. Aparentemente a escultura não foi produto de encomenda, tendo sido realizada como demonstração de virtuosismo.O Rapto é um façanha em termos de técnica, esculpida em um único bloco de mármore, com 4,10 m de altura. A peça de Giambologna é a primeira grande obra da arte renascentista a resolver todos os ângulos satisfatoriamente e oferecer pontos de interesse em qualquer posição.



Passei, novamente, pela praca onde esta o Palacio Vecchio...

Na entrada do palacio temos uma replica de David e uma  escultura de Baccio Bandinelli, Hércules e Caco. Achei a historia da obra Hércules e Caco muito legal. Ai esta:
Hércules é o herói da mitologia romana que é conhecido pela sua força e coragem. É filho de Júpiter e de uma mortal.
Após ter matado a sua família por loucura, numa tentativa de penitência, Hércules tornou-se servo do rei de Micenas, aceitando cumprir tarefas impossíveis para qualquer mortal. Um dos trabalhos de Hércules (o seu décimo trabalho) consistia em roubar o gado de Gerião, o rei de Tartesso. Depois de terminada a tarefa, quando regressava, parou para descansar em casa do rei Evandro. É aqui que Caco aparece em cena: naquela noite, Caco rouba dois dos melhores touros e quatro novilhos, arrastando o gado pelas caudas com intuito de cobrir as suas pegadas. Quando Hércules despertou, procurou em vão o gado perdido. Porém, quando estava a passar perto da caverna onde Caco estava escondido, um dos novilhos mugiu ruidosamente. Hércules, seguindo o som, encontrou Caco e matou-o, recobrando assim o gado.

Esse David...















... proporcionou essa bela imagem...

Mais algumas fotos...






... e voltei para pegar às malas e ir para à estação, pois Veneza era a próxima parada. Mas na estação tive mais uma prova que a comunicação não seria um problema. Chegou um rapaz perto de mim com umas malas, falou, em tom interrogativo, um monte de coisa e no final lançou a palavra "banho".
Pensei nas opções:
1) Ele está me chamando para tomar um banho com ele.
2) Ele está me chamando apra ir ao banheiro con ele.
3) Ele vai ao banheiro.
Como ele estava com umas malas, achei que ele queria ir ao banheiro e estava pedindo para eu olhar as malas pra ele. Respondi sim, pois achei mais provável a opção 3. O problema seria se após o meu sim ele respondesse: "Então vamos!". Ainda bem que eu estava correto.

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