quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Roma

Infelizmente, hoje não consegui colocar as fotos no blog, pois não encontrei um lugar para fazer isso, mas tentarei, amanhã, fazer isso. A internet que tenho acesso, por enquanto, é apenas pelo wi-fi no celular (no hotel em Roma eles me cobraram €10,00, por tempo ilimitado, para ter uma senha). Estava pensando em escrever quando desse para colocar as fotos, mas hoje foi tão... Não sei que palavra usar, mas no final dessa postagem eu tento encontrar uma.
Hoje pela madrugada estava arrumando às malas e, ao ler a passsgem do vôo Paris-Roma tive uma ótima informação: tinha direito a apenas uma mala de 20kg. O problema era muito grave, pois quando você vem do Brasil, tem direito à duas malas de 32kg cada (é muito difícil uma mala ter mais que 32kg, pois hoje a minha tava lotada e teve 23kg). Voltando, tinha que tranformar uma mala cheia, uma pela metade e uma mochila, além de mais 2 calças jeans, 10 blusas de frio e 5 camisas que juntaram-se as demais (e os souvenirs também. Inventei em comprar uma Torre Eiffel maior, que até se divide em duad partes. Para que... Deu um trabalho gigantesco. Não compre!) em uma mala com 20kg e uma de mão. Ficou para trás um par de chinelo, uma toalha de banho, uma calça jens (já estava velha) e um par de meia. Isso porque eu estava vestindo o pijama, uma calça térmica (por R$130,00 você compra uma no Brasil, é muito boa), duas meias (térmicas também, recomendo), uma calça jeans, blusa de manga comprida (sendo uma muito grossa) e um casaco de frio gigantesco. Não aguentava de calor, pois estava uns 2 graus e eu transporando frenéticamente. Para ajudar, tinha um "solzinho" em Roma, 10 graus com sensação térmica de 70 graus, na sombra. Meu sangue estava entrando em ebulição quase. E sorte, e muita, pois minha mala ficou com 23kg (ninguém falou nada) e a mala de mão, com mais de 500kg, nas costas eles deixaram tranquilamente. Quando eles iriam falar algo, lancei meus espetácular inglês: "Itis mai rendi bagui, merci". É uma piada... Em uma mesma frase eu misrturo uns 3 indiomas. E o pior, as vezes eu não sabia uma palavra da frase (a principal) e "mandava" ele em português mesmo. São vários casos, mas esse foi legal: Estava procurando uma gaita para um grande amigo meu (o Galderando, grande professor de Matemática e um gaitista razoável! Ainda não achei a gaita) e perguntei, em Paris, para o dono da loja: "Do you have a little instrument de sopro?" Eu saí rindo de mim mesmo. Mas, falando mais sério um pouco, bagagem é algo complicado. Dei muita sorte, pois era para eu pagar, e muito, por um excesso de peso. Não iria pagar nada não, pois já estava me preparando... Caso falassem dlgo, iria sbrir a mala e começar a colocar uma roupa sobre a outra.
Caso você venha do Brasil e depois vai fazer vôos internos na Europa, observe isso. Por tenho a idéia: Use o trem sempre que possível (para distâncias não muito longas). Muitos preferem avião porque é mais barato e mais rápido. Isso é um engando, pois os aeroportos são distantes e precisam de uma antecedência de chegada e, esse conjunto, gera um uma mistura de gasto, transtorno e tempo que não compensa. No final, eles se igualam.
Depois dessa "luta" cheguei à Roma. Agora sozinho, pois o meu amigo Pedro voltou ao Brasil e agora vai apriveitar para apriveitar um sol na bela cidade de Rio das Ostras-RJ. Sozinho não, pois Deus sempre esteve ao meu lado nessa jornada. Ao chegar no aeroporto você paga uma "dolorida" quantia de €14,00 para pegar o metrô até Roma (o aeroporto fica fora de Roma). No aeroporto mesmo comprei, por €25,00, o Roma Pass, que dá direito a 2 entradas em museus (use nos mais caros, é claro) e transporte gratuito em Roma), além de ter um mapa bem ilustrado da cidade. Isso tudo em 3 dias. Depois digo se foi compensador ou não adiquir o Roma Pass.
Cheguei ao hotel às 14:40 e as 15h iniciei a minha longa caminha que terminou às 23h. Se você acha que a primeira coisa que fiz foi correr, deseperado, ao Coloseu está enganado. Fiz um roteiro e a entrada ao Coliseu está prevista para amanhã, mas, evidentemente, eu iria lá hoje. E pela noite eu fui. Mas antes...
Depois de 8h andando em Roma, da para fazer um comparativo entre Roma e Paris. Vamos a eles:
1) É um boato esse papo que o francês não está "aberto" ao indioma inglês e que ele não é recepitivo. O parisiense é mais recepitivo que o romano (foi essa a impressão inicial, caso me engane eu posto aqui depois)
2) Paris é muito mais limpa, cheirosa e organizada que Roma
3) O sistema de transporte de Paris é... É até humilhante a diferença. Mas tem um motivo, pois o centro histórico de Roma não tem metrô, por causa da sua antiga estruta. Com isso, juntando às suas ruas apertadas, o que vemos são pessoas andando pela rua e pontos de ônibus intupidos.
4) Roma "se faz" a pé (praticamente toda) e Paris não. Uma vantagem de Roma... Não, pois o transporte de Paris encobre qualquer problema dessa natureza.
5) Paris tem um "glamour" que não percebi em Roma.
Depois disso, caso você tenha que fazer uma escolha entre as duas, escolha... ROMA.
Roma transpira história (não que Paris não tenha "esse lado") e seus monumentos são... Vou colocar as fotos e tirem as suas conclusões. Hoje vi belezas que nunca tinha visto, não achem que é "apenas" devido ao Coliseu.
Serei breve e colocarei os principais lugares. Roma é sinônimo de praças e fontes:

Praça Navona...



          E a maravilhosa e inigualável Fontana de Trevi, a maior constrição de fonte de origem Barroca.




Nela inúmeras pessoas jogas moedas para fazer um pedido. Joguei a minha, mas não para pedir nada, pois a única coisa que fiz ao ver esse monumento foi agradecer à Deus por ter me dado a oportunidade de estar ali.
A noite voltei para ver como era a iluminação e acho que não preciso comentar nada.


Voltei a noite ...





Ainda durante a tarde fui ao Monumento a Vittorio Emanuele II e seu terraço, cuja entrada são €7,00 (apenas para o terraço, pois para os outros aposentos a entrada é franca). Aqui vale a frase: Eu gasto esse dinheiro rindo. Compensador! E fui presentiado com um belo por do sol (em Paris o tempo não colaborou), mesmo tendo de esperar uma hora para o sol se por...
A vista de lá... Roma em 360 graus:






E o por do sol desse lugar...




Faltava ele, o Coliseu (no caminho parei em diversos monumentos, mas depois acrescento aqui). Literallente, o Coliseu em 360 graus:








Obrigado Senhor!

3 comentários: