segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Paris - Eurodisney

           Antes de iniciar, vou descrever esse dia com apenas uma palavra: EMOCIONANTE! Outra coisa, tem umas 100 fotos aqui hoje. 
           Hoje, as 8h da manhã (horário do povo francês sair para trabalhar e estudar) e o céu ainda tomado pela escuridão (aqui o sol e mais "devagar") estava eu no trem partindo para a Disneyland Resort Paris, a Eurodosney. Fica a 64km do centro de Paris (o acesso é nos menos moldes para ir à Versalhes) e tem uma área correspondente a 1/5 de Paris. A Eurodisney é uma espécie de volta ao lar, pois a família de Walt Disney era de Insigny-sur-Mer, na Normandia, e o nome d'Insigny (nascido em Insigny) mudou para Disney nos Estados Unidos. Incentivos financeiros determinaram a implantação do parque na Europa.
          O complexo divide-se em três partes: o parque principal, os Estúdios Walt Disney (um parque fechado que oferece uma visão , por trás dos bastidores, da história da animação, do cinema e da televisão) e os hotéis e lojas da Disney Village. Vou tentar conhecer a maior parte possível, mas o objetivo principal é encontrar a Boo (a boneca linda dos Monstros S.A., o melhor desenho da Disney desde O Rei Leão). Espero que eu a encontre. As 9h estava (o Mickey é a prova disso!)















          Logo ao chegar e pagar €68,00 (o que da direito à entrada nos 2 parques, o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park. Você tem a opção de pagar menos e entrar em apenas um. Fala sério! Não tem como escolher apenas um). Durante a semana o Walt Disney fica aberto entre 9h e 18h, já o Disneyland Park fecha 1h mais tarde.
          Fui primeiro ao Disneyland Park...





...e, logo na entrada, tinha uma (de várias) lojas de souvenirs da Disney. Nem rastros da Boo. Poucos paços a diante outra loja e agora... uma decepicionante e trágica informação (foi tão ruim que a atendente falou uns dois minutos comigo, em inglês, e eu compreendi tudo): ela me informou que eu não iria encontrar nada da Boo aqui. Mas ele me chamou e mostrou na vitrine...












... ela, a Boo!
          A atendente me deu otra preciosa informação, pois disse que a tarde cinseguiria ver a Boo em uma atração no parque. Claro que vou aguardar. Peguei o mapa dos parques e percebi que as 11:15 iria encontrar algo interessante no Walt Dinsey.
          Enquanto isso, fui em um das 5 divisões do Disneyland Park, o Adventureland, cenários de Capitão Gancho, Indiana Jones e Piratas do Caribe.



















          Tem um "cruzeiro" bem legal e agitado por dentro uma gruta. Vale a pena conferir...


 
















     
          Existe ainda um grande montanha russa que estava fechada devido a... sei lá! O funcionário que estava lá falou algumas coisas lá e no final tinha um "close"! Está vendo, basta saber uma palavra que você entente um minuto de "falação".

     Chegou a hora de conferir o que iria acontecer as 11:15 no Walt Disney Park.


Lá encontramos uma estátua do Walt Disney com sua maior criação... O Mickey Mouse









          Existe, também, uma bela região de entreterimento (mais lojas de souvenirs)








Achei que iria ver a Boo, mas mesmo não a vendo, foi mágico. As fotos falam por si só!
 
















   
Eu sei que ela estava atrás dessa porta.




          Sulley, eu, Duda e Mike (pedi para um rapaz tirar essa foto, mas ele apertou o botão de filmar e, com isso, obtive um vídeo. Coloquei esse vídio no pc, dei "pause" e tirei uma foto da tela, só pra vocês acresitarem que pedi para tirar uma foto com o Sulley)


          Continuando em Walt Disney fui ao fantástico The Hollywood Tower Hotel....













          Um elevador do estilo das "Kabum" que vai até o topo e depois desde quase em queda livre. Mas esse é muito mais legal. Não porque existe todo um cenário e roteiro até você chegar ao elevador, mas porque ele é todo fechado e escuro e sobe, para em um andar, desce (da meneira que descrevi - é claro que você fica assentado e preso em um cinto de segurança), vai até o último e você tem uma vista primorosa do parque e despenca até o solo. E por aí vai.
          Saí da torre, peguei o mapa e resolvi: vou andar em um Hotwill gigante (esse aí meu primo Igor iria adorar) na sua pista que chega a ter uma parte com um ângulo de inclinação... Veja a foto que fica mais fácil!











          Muito louco isso aqui... Não sei nem porque entrei nisso, pois quando eu era mais novo não gostava nem daqueles barcos Vikings que balançavam como um pêndulo, imagine isso aqui.
Ao dar uma volta você encontra com diversas personagens.




















          Existem brinquedos para todas as idades, inclusive um que retrada a história do filme Procurando Nemo, mas a esrimativa de espera era de 65min (todos os brinquedos tem, na entrada, um tempo de estimativa de espera. Fundamental isso).

Voltando ao Disneyland Park
, você entra pela Main Street USA (uma das 5 divisões), aonde fica a maior concentração de lanchonetes e lojas.

          Parei para fazer um "lanchinho". Achei que pagaria um absurdo aqui, mas por €12,00 você consegue comer isso aí e mais um copo de refrigerante (no meu caso, Nestea!) de 50cl. É isso mesmo, cl. Na França não se usa ml, usa-se cl. É só multlicar por 10 que fica igual como você está acostumado. Aqui, em Paris e arredores, tem muitas tortas desde tipo, mas as de frambosa e de amora são as melhores. Com as duas então...

           Parei em um posto de informação e descobri que a montanha russa estava com suas atividades regulares. Fui até lá. Não é aquela montanha gigantesca e tal, mas tem "looping" de 360 graus e tudo mais. Dessa vez peguei travei a câmera em mãos e comecei a apartar o botão, frenéicamente. Deu para aproveitar essas fotos aí...







          Fui para a outra divisão, o Frontierland, que evoca o oeste selvagem.








          Essa é uma montanha russa muito legal que fica numa ilha. Da mesma forma que a montanha russa anterior, nessa tem algumas fotos aproveitáveis. Não é nem um pouco fácil tirar foto de objetos em alta velocidade, ainda mais quando o fotógrafo é que está em alta velocidade.
         A próxima parada seria a Discoveryland, com sua Montanha do Espaço, atrações com temas franceses, como uma viagem subimarina, em homenagem ao escritor Julio Verne, autor de Vinte Mil Léguas Submarinas (copiei isso de um guia). Tive que escolher entre lá e a Fantasyland, visto que o tempo estava acabando e a Duda não iria gostar se eu perdesse a última atração do parque, prevista para as 18:20.
Iniciou assim...


E terminou...Foi o momento mais emocionante do dia. O Mickey fazendo a contagem para acender as luzes do castelo e depois, como em um passe de mágica, ele desaparece. Veja isso Duda:















         É claro que a Duda foi fundamental para a escolha das duas últimas partes que faltava. Escolhi, evidentemente, a Fantasyland e seu gigantesto castelo da Bela Adormecida. Tive que entrar lá e retratar isso para a Duda. Muito legal.




          Duda, quando você criar coragem para andar de avião (ela falou que não anda, pois tem medo) me avisa que eu a levo pra onde você desejar!


Hora das últimas fotos, pois já são 19:15 e o parque fecha, teoricamente, às 19h!

       Na parte de fora do parque, mas ainda dento do clomplexo da Eudisney encontrei a Disney Village...

          Aqui temos restaurantes, sorveteria (tive que parar pra tomar um dos melhores sorvetes do mundo. No Brasil é fácil achar e tão caro quanto, pois aqui 4 bolas sai a €6,50) e a maior loja da Disney da Eurodosney.


          Logo na entrada... a Boo, mas nada dela lá dentro. Mas tudo bem. Vou me contentar com essa foto mesmo...

          Amei essa:


          Duda, eu te amo muito, e isso você sabe bem, mas eu não aguentava mais ver esse castelo. Contei depois na câmera e apenas de castelo eram mais de 100 fotos. Tudo isso para tentar tirar as melhores fotos e não correr o risco de você não gostar. Vou até sonhar com esse castelo hoje!
E como os Monstros S.A. marcaram, e muito, esse dia hoje (vejam esse filme), dedico à você a trilha sonora dos Mostros S.A. :
‘’Eu nada seria se não fosse você’’
Azul - Sulley
Verde - Mike
Vermelho - Sulley e Mike

Se eu fosse bem rico
Se eu tivesse um milhão

Morava bem chique
Num solar ou mansão


Se eu fosse bonito (qualé?) (é possível)
Sonhar é viver
Eu nada seria se não fosse você
Nada seria se não fosse você
Nada seria se não fosse você
Nada seria...


(Posso te dizer uma coisa?)
Há anos invejo
(maior olho grande)
Seu jeito de ser
Todos te amam... não é?
(sim, eu sei, eu sei, eu sei...)

Mas eu reconheço
Você merece vencer
Eu nada seria se não fosse você


Um e o outro juntos
Pois tem que ser mesmo assim
Sempre em conjunto
Vamos até o fim
Até o fim...


E todos já sabem (mas eu digo assim mesmo)
(pois todos) podem ver
Eu nada seria se não fosse
Eu nada seria se não fosse
Eu nada seria se não fosse você
Nada seria se não fosse voooo... cê


(Outra vez! Funcionou!)
E todos já sabem (de onde é que saiu todo mundo?)
Pois é fácil de ver (agora é pra terminar, amigão!)
Eu nada seria se não fosse
Eu nada seria se não fosse
Eu nada seria se não fosse vo...


(não! sou!)
(não sou nada
sem você, é!)


Obs.: caso você vá com criança ou se você for uma criança, não é exagero você comprar o bilhete que vale para mais dias. Atualmente, os preços são (para os 2 parques) esses:
1 dia: €68,00
2 dias: €113,00
3 dias: €140,00
4 dias: €163,00
5 dias: €174,00
1 parque, 1 dia: €54,00 (é fácil ver que não é compensador)
Fui apenas em um dia e será inesquecível. Aproveitei muito. Do primeiro ao último minuto. Para mim um dia foi a medida certa!
          
Cada foto aqui é dedicada para a menina mais linda e especial desse mundo, a minha sobrinha Duda. Titio te ama muito!

          Agora restam mais dois dias em Paris (04 e 05), pois dia 06/01 irei me deslocar até à Itália onde ficarei, se o nosso amado Senhor permitir, por 10 dias (depois ainda tem a Espanha!). Esse 2 últimos dias serão dedicados para voltas aleatórias, mas espero encontrar ou neve ou um dia bem limpo, pois quero algumas fotos em o que tempo limpo contribui. Volto a escrever para o blog dia 05/01. Agora vou para o hotel, pois amanhã tem mais.

Gastos importantes do dia:
€68,00: entrada Eurodisney
€39,50: souvenirs
€29,50: alimentação
Total: €137,00

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda essa declaração pra Duda...amei, sem contar na sua busca incessante pela BOO...adorei!!!!!

    ResponderExcluir