quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Paris - Os Jardins de Luxemburgo, o Phanteon e as consideracoes finais

          Antes de iniciar, vou colocar uma foto que eu achei muito legal (foi no jardim do Palácio de Versalhes, mas tinha esquecido de colocar). Veja se vocês concordam comigo: Essas árvores não estão brigando?


          Ontem fui ao Palácio de Luxemburgo (sede do senado francês) e seu famoso jardim. Tudo muito limpo e lindo. Local escolhido pelas pessoas da região para fazer sua caminha matinal.











Encontramos nesse local a bela La Fontaine Medicis...



... pombos achando que estátua é puleiro...
 


 


 

 

... além de uma glamurosa vista da Torre Eiffel...

... da Torre de Montparnasse...
 

 ... e do Pantheon...



 
           Existe, também, no local uma réplica da Estátua da Liberdade...

 

          Veja que data curiosa para o nosso povo...

          Saindo de lá, a poucos metros, você encontra o Pantheon (local onde 70 célebres personagens da história francesa, tais como escritores, cientistas, generais e políticos, repousam. Motivo pelo qual o frontão contém, inscrito, o interessante brocardo “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”)












          Lá encontra-se os túmulos de dois grandes iluministas, Jean-Jacques Rousseau
          ... e Voltaire...


          Encontra-se lá, também, o túmulo de Victor Hugo (o estilista de bolsas que queria ser o Louis Vuitton). 



          Não era essa Victor Hugo! Esse aqui foi um grande escritor e poeta francês de grande atuação política na França.



          No centro do Phanteon encontra-se um fantástico, gigantesco e perfeito pêndulo...


... que marca, com perfeição, a hora.



          Seu movinento retrata o movinento da Terra em torno do sol. Existe um vídeo de 7 min que conta a sua história. Só pelo pêndulo já vale a pena pagar os €8,00 pela entrada. Hora de deixar seu recado no livro oficial...


... e ir à próxima parada. Voltei a região de Montmartre que é, na minha opinião, uma das mais legais de Paris. Confira no blog, para quem ainda não viu, as fotos dessa região há alguns dias. Voltei não para apenas para rever sua basílica (Sacré Coeur), a bela vista que se tem de lá ou suas belas e charmosas ruas, mas, também, para comprar mais alguns souvenirs (essa região é ótima para isso).






























          Mas foi nessa região e, especialmente, nesse bar (que não era nada de esperacular) eu sofri um "assalto". Dessa fez eu vou converter: 500ml de refrigerante por R$16,00. Como eu pedi antes de saber quanto era... Mas tudo bem!


         Depois fui para uma outra região de Paris, que é divida em 20 regiões (cada uma é como um bairro e cada bairro tem seu sub-prefeito) bem organizadas, para fazer para fazer algumas compras e conhecer um pouco a arquitetura da Fontane Saint Michel.




         












          Depois voltei para o hotel.
          Hoje atravesei a cidade e fui ao Vale d'Europe (uma estação de trem antes da Eurodosney). É lá que fica a La Vallé Village, um lugar muito bom para fazer compras. Você encontra grandes marcas nessa região. Não é um lugar para você ir para conhecer, é para você comprar. Lá não é como as Galeries Lafayette, que tem um beleza incomum se tratando de loja. Nessa época do ano encontramos bons preços nas lojas do La Vallé Village, mas Paris não é uma cidade para fazer compras. Mas você acaba fazendo! Hoje vou omitir meus gastos com compras!
  
          Antes das considerações finais, não poderia deixar de mostrar aquela imagem que você mais vê quando chega à Paris: Nutella!
          Quem aconpanhou essa minha aventura por Paris sabe o que estou falando, pois encontro Nutella desde o café da manhã até os diversos estabelecimentos pela cidade. São apenas algumas das diversas fotos que tirei de Nutella...




























          Queria aproveitar para mandar um grande abraço a todas as pessoas que estão acompanhando essa aventura. Mas para isso acontecer não é simples, pois são quase 3h na frente do pc durante a madruga numa lan para fazer isso. A maior parte do texto é efetuado pelo celular e suas minúscula teclas. A outra parte é no teclado na lan mesmo, com um problema: o teclado na França não tem assento (tenho que ficqr copiando e colando do google) e a ordem das letras é diferente. Devido a rapidez e dificuldade, peço desculpas por algum erro gramatical ocorrido aqui, mas saibam que "contratei" uma corretora ortográfica (foram 2 min para achar esse assento agudo no a em alguma parte desse texto!).

          Considerações finais:
          Como essa parte do blog não é para fotos, vou postar, novamente, aqui apenas uma, mas, de todas 2500 fotos retiradas, é a que acho a mais bela e impressionante, O Pensador:


1) Acho que 7 dias é o tempo necessário para você poder falar: Eu conheci Paris!
Caso você não tenha esse tempo, acho que esse blog pode te ajudar a fazer as suas escolhas. Em relação a museo, faltou um importante para eu conhecer, o Museo de Arte Moderna Jorge Pompdu. Como não sou admirador do Modernismo (gosto e prefiro os estilos que antecederam o Impressionismo), no dia em que o meu amigo Pedro (vocês vão conhecê-lo já) foi até ele eu fui à Eurodisney.

2) Você gasta, em média, por dia, €30,00 com alimentação (não estou contando com o café da manhã) e transporte. Caso o seu orçamento estiver apertado você consegue "rebolar" um pouco e cair esse valor para €20,00. Não comi muito lá, mas o Subway é uma das melhores opções, pois o pão de 30cm, refrigerante de 400ml e um cookie (ou dunuts) você paga cerca de €8,00. Para o transporte intermo: 10 tickets a €12,00.
          Resumindo, use o cálculo de €30,00 a €40,00 em média, por dia, é o necessário para você se alimentar, locomover e entrar nos pontos turísticos. Esse €10,00 de dirença (30-40) é da alimentação.
          Então, se você desejar ir à Paris, com uma média de €40,00 a €50,00 por dia você faz o que eu falei e ainda compra uma lembranças para levar para casa. Evidentemente, não estou incluindo a ospedagem. Caso queira economizar nesse sentido, fique em albergues (perto de um metrô). Na parte dos "preparativos" você terá mais informações sobre albergues (você consegue a €20,00 por dia).
Paris tem um IMPECÁVEL sistema de transporte público, com conexões imediatas. Nesses dias em que estive por aqui não soube o que é ficar esperando mais de 3min numa estação (em 3 ou 4 ocasiões esperei 5min, não mais que isso!)

3) Iphone é, praticamente, um telefone popular. É o que mais se vê nas estações de trem/metrô. E ele me ajudou muito!

4) O melhor lugar para ficar em Paris: perto de uma estação de metrô. Não adianta você ficar no melhor hotel da cidade, mas longe de uma estação.

5) No hotel que fiquei tinha uma tomada 110V, mas isso não é nem um pouco comum aqui. E muito menos a "entrada" da tomada. Você vai precisar de um adaptador! Encontrei um numa loja de souvenirs em Montmartre (€3,50) e comprei de uma vez, pois não sei que buraco me espera na Itália!

6) Traga pen drive ou dvd's do Brasil para salvar suas fotos, mas como não fiz isso... Em cada dvd virgem paguei cerca de €2,00.

7) Sempre falei em primeira pessoa aqui, mas, praticamente, em todos os momentos tive a companhia do meu amigo e grande professor de Geografia Pedro (vou colocar uma foto nossa aqui depois. Ela está no dvd e aqui na lan não tem leitor de dvd). Com sua elegância, educação, cultura e uma ndole irretocável ele enriqueceu cada momento com seus comentários e explicações históricas muito relacantes. Infelizmente, ele está voltando ao Brasil, mas, agora, parto para o meu solitário, mas muito animado roteiro pela Itália e Espanha.

          Amanhã estou partindo para a Itália. Não sei se conseguirei atualizar o blog com muita frequência, mas farei o possível.
          Próximas paradas: Roma, Florença, Pisa, Veneza, Millão e Verona.
          Agora vou ao hotel dormir, pois amanhã tem muito mais. Amanhã, se nosso amado Senhor permitir, vou ver o Coliseu! Um dos momentos mais esperado de toda a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário