sábado, 23 de julho de 2011

Região da Capadócia!

Capadócia é uma região bem no centro da Turquia (Anatólia Central) com uma formação rochosa muito curiosa. Uma paisagem facinante de formação vulcânica (cinzas petrificadas), que sofreram erosões espetaculares.
          A paisagem da Capadócia foi criada há aproximadamente 30 milhões de anos, quando vulcões ativos cobriram a região com cinzas. Essa cinza se solidificou em um material de fácil erosão chamado tufa. Com o passar do tempo a tufa de desgastou, criando formações diferentes, a exemplo dos cones com tapa, chamados de "chaminés das fadas".
          Capadócia é uma região que engloba as cidades Nevsehir, Ugrup, Goreme, dentre outras. Fiquei em Goreme.
          Depois de embarcar terça (19/07) a noite para Goreme e quase 12h de deslocamento em um ônibus convencional normal (não tem opções diferentes não) e sem banheiro (os ônibus aqui não têm banheiro, não vi nenhum com, mas eles fazem paradas a cada 3 horas, aproximadamente) e presenciar o nascer do sol na estrada...

Cheguei a "rodoviária" de Goreme (que é quase um vila) e há pocos metros estava meu hostel. Muito tranquilo, tinha piscina, meu quarto era para 4 pessoas, sem banheiro no quarto. Quanto paguei por isso? Essa é a melhor parte. A diária era em torno de R$ 12,00. Mas não tinha café da manhã incluído. Achei isso um absurdo rs. assim que cheguei parei em uma agência para saber como era o deslocamento para Pamukkale (minha próxima parada). Em Istambul tinha colhido informações e descobri que era apenas noturno e longas 11h de deslocamento. Tive que fazer uma escolha, pois tinha reservado duas noites em Goreme e duas em Pamukkale, mas como o deslocamento era grande, tinha que eliminar uma noite em algum lugar. Escolhi Goreme, pois assim que eu cheguei no hostel anilisei o que tinha para fazer e vi que o tempo era viável.
          O valor da estadia era tão barato e como eu já tinha reservado, acabei pagando as duas diárias mesmo. Assim que cheguei  eles me ofereceram alguns passeios guiados. Não gosto disso, mas aqui temos um problema. è um museu a céu aberto. Tudo muito longe. Tem deslocamento de 40 km. Logo, você precisa de trasporte para isso. Tem ualugueis de moto, mas como não ando e não gosto de andar de moto... Aceitei fazer um que eles chamam de privativo. Cobraram TL65,00 e dava direito a entrada em um determinado lugar, deslocamento e almoço. Achei bem legal o preço.Ainda mais porque o passeio iniciava às 9h30 e terminava às 19h. E o preço é o que existe de melhor na Turquia!
             O passeio era organizado pelo pessoal do hostel mesmo e fomos eu e mais 6 mulheres (2 holandesas e 4 francesas). Uma das holandesas, que namorava uma rapaz cuja a irmã estuda no Brasil, era super educada e paciente com o meu inglês. Ajudava-me um pouco e ficava perguntado como que se falava isso ou aquilo em português. Estou me surpriendendo rs!
            Nossa primeira parada foram as cidades subterrâneas...

A maciez da tufa a excavação, a fim de criar moradias. Em alguns lugares, cidadesb inteiras foram construídas embaixo da terra. Esses assentamentos tinham aposentos privativos, estábulos, poços, sistemas de ventilação, igrejas e depósitos. Então estava na hora de conhecer a cidade subterrânea e seus labirintos. Para isso, vei até nó um guia do local, o nosso amigo Indiana Jones da Capadócia...

E era subir aqui...passar por um buraco alí... escalar aqui... e assim fomos conhecendo a cidade subterrânea...

Depois fomos conhecer algumas "casas", igrejas, ...

Hora do almoço... Paramos numa casa (amigos do nosso guia) para o alomoço na presença de um gato bem preguiçoso...

Mas esse dia, para mim, foi especial. Depois de 4 dias (desde o falecimento do meu melhor amigo) um sorriso veio a permanescer em meu rosto. E junto com o sorriso, evidentemente, algumas lágrimas também, mas de alegria. Saudades de você Del...

Primeiro veio uma sopa que eu não consegui identificar, mas acho que era a base de um iogurte aguado. Não curti muito não.Apareceu uma salada também que tinha pepino (que terror!) e comi um pouco, fiquei com vergonha de deixar pra lá. Pela primeira vez na minha vida comi pepino. Não gostei! Depois veio o prato principal, que era um arroz e uma carne que tinha umas coisas lá... parecia que era champignon (não gosto também não rs). Mas a comida era boa sim.
          Depois do almoço, mais uma volta pela região...

Hora de uma parada numa fábrica de vinho da região...

E o próximo e mais esperado destino... Ugrup e a tradicional imagem da Capadócia...

... um camelo...

Depois a próxima parada foi a região de Avanos para conhecermos a fábrica artesanal de vasos e pratos. Muito legal...

Depois foi hora de presenciar a construção de um vaso. Ele perguntou se alguém queria tentar e uma das meninas foi lá... Não deu muito certo não rs... Fiz um vídeo desse momento... Depois posto e aviso para vocês...

Tem obras que demoram 4 meses...

... e outras, até mesmo, 11 meses...

... mais algumas peças...

Mais uma volta pela região...

Voltando para o hostel, já tinha o próximo destino em mente...
... para ver o sol se por... Uma caminhada e cheguei a esse ponto onde uma bela vista da cidade se consegue ter...

... e aí está...

Hora de voltar para o hostel, pois o outro dia era um dos mais esperados...

Às 5h da manhã um rapaz da empresa de balão veio me buscar no hostel. Fomos para um local de concentração e depois nos deslocaram para a região do vôo. Tudo muito organizado. E chegamos. Era uma quantidade enorme de balões. Tinha uns 50. Várias empresas. Mas tudo muito sério, com gps, pois a quantidade de balão no ar é muito grande. Aí está...

E o nascer do sol de dentro de um balão foi um dos momentos mais inusitados que já vivi...

Essa era a comandante do balão (tem 15 anos de vôo)... A "Alcione Marrom Bombom" da Turquia mandava bem... Mas era um calor por causa das chamas...

E estava chegando, após, aproximadamente, 1h o fim do passeio...

A japinha até deu uma dormidinha dentro do balão. Detalhe: capacidade para 22 pessoas.

Depois da aterrissagem, tinha champagne para comemorar e a entrega de um certificado. Um momento muito legal...

Voltei para o hostel para descansar um pouco...
... pois no fim a tarde tinha que partir para o próximo destino: Pamukkale.
          Então até a próxima pessoal!