segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pamukkale e Hierápolis


          Parti de Goreme a noite para uma viagem de, aproximadamente, 11h para Pamukkale. Foi tenso. O ônibus era normal... Mas foi horrível! 11h doloridas... Apenas TL45,00 era o valor da passagem. Mas é algo impressionante. Vc para em um determinado lugar, tem uma van esperando pelo ônibus (isso apenas pagando a passagem), você é deslocado até Pamukkale (uma espécie de vila) e chega a um ponto de recepção. Eles perguntaram para mim (fizeram com todos) aode que eu iria ficar. Mostrei a eles e o cara do hostel chegou de moto para me buscar. Não se paga nada por isso. O povo é muito operacional aqui.
          Chegando a Pamukkale propriamente dito, o que eu vi foi algo incrível. Particulamente, uns dos lugares naturais mais belos que já vi. Pela internet, quando eu estava procurando os lugares para conhecer, uma foto que achei no google me chamou a atenção...
           Tinha que colocar Pamukkale no meu roteiro... E assim fiz.
           Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas térmicas de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino ( uma rocha calcária, composta por de calcita, aragonita e limonita - Google!!!!).
           Fiquei duas noites nessa região. A primeira eu andei em torno de todo o "complexo" Pamukkale/Hierápolis para registrar tudo e no outro dia, sem a câmera em mãos, voltei para aproveira um pouco tudo isso. A entrada em Pamukkale é TL20,00. Achei estranho, pois todos os guias e informações que eu tinha falavam que a área estava fechada para os turista, questão de conservação do local. Mas felizmente, ou infelizmente, não estava. Mas o transito intenso de pessoas, ao decorrer dos anos, vai mudar a paisagem do local. Pamukkale...







         
          E o legal é que as pessoas ficam passando essa cal na pele toda... Quero deixar claro que eu não fiz isso!



          Acho que as fotos conseguem resumir mais o que é Pamukkale...


   

          Junto a Pamukkale (junto mesmo) está Hierápolis. Na verdade, hoje é como se fosse uma coisa só, pois quando acabamos de passar por esse lugar "entramos" em Hierápolis.
          Hierápolis foi fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo, no século II a.C.. Foi cedida a Roma em 133 a.C., junto com o restante do reino de Pérgamo. Destruída por um terremoto em 60 d.C., a cidade foi reconstruída e chegou ao auge em 196-215. Entrou em declínio no século 6°, e o local ficou parcialmente submerso pela água e por depósitos de travertino.


           O teatro... Feito para acomodar 20000 pessoas...





           Um dos lugares de Hierápolis que foram "tomados" por depósitos de travertino...

          Flores...



           Pamukkale... Hierápolis...





        
          Esse é o Arco Dominicano que era a "entrada" da principal via pública de Hierápolis (uma rua larga, de colunas, chamada Platéia)



          Depois era hora de conhecer a piscina... Mas não era qualquer piscina...


          Para conhecer apenas não pagava, mas para entrar você paga TL25,00. No outro dia entrei. É muito bom... Água quentinha... A piscina é cheia de fragmentos de colunas de mármore, acreditam que é o que restou de uma piscina sagrada, ligada ao Templo de Apolo...








          Essa parte cercada era mais funda... Tinha de 3 a 5 metros de profundidade. E eu, como adoro natação e sou um megulhador nato desde à época de NN (nada nada) da EsPCEx, passei bem longe dali...

          Voltei passando por Pamukkale, novamente...






          E do terraço do hostel, fui presenteado com um belo por do sol...



          Depois de duas noites em Pamukkale, a próxima parada é Selçuk. Ponto de parada para conhcer Nada mais que Éphesus! Vai ser fantástico! Um abraço a todos e continuem acompanhando essa aventura!
         









 

2 comentários:

  1. mtoooo legal!! lugar maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar incrível! Tô vendo que depois dessa sua viagem minha lista de "lugares que quero ir" vai ganhar mais nomes! Deve ser incrível estar em um lugar tão bonito e tão cercado de história, de culturas diferentes!

    ResponderExcluir