domingo, 17 de julho de 2011

Atenas

Sábado (16/07)
 
          Antes de falar sobre o dia em Atenas, queria mencionar um fato que ocorreu no aeroporto de Roma. Todos os passageiros sairam do avião e estavam caminhando pelo saguão. De repente chega perto de mim um rapaz que me mostrou um crachá. Ele era um funcionário ou coisa do tipo. Pediu me passaporte (detalhe que isso antes de chegar na suposta "entrevista" para entrar no país) e me perguntou se era a primeira vez que eu estava em Roma. Falei que não e que eu não tinha um carimbo de Roma porque eu tinha entrada na Europa por Madri (o passaporte é carimbado no primeiro país que você "pisou", e não o destino final) e me chamou para um canto. Ele pediu para abrir a minha mochila e, antes que que iniciasse algum questionamento, fui logo falando: "Ueit plis. I have a retorne passeige, reservexion in al destinaxion, segurity saúde, card vacineixon..." O rapaz não falou mais nada, agradesceu e me liberou. Eu nem ligo mais para coisas desse tipo. Já estou me acostumando com esse tipo de situação. Por isso é bom resaltar. Providenciar esse tipo de documentação é fundamental para evitar problemas.
           Tinha um dia para Atenas (por en quanto, pois ainda volto no fim da aventura) e, sem exagero, é o suficiente. É claro que depende do que você deseja ver, pois caso queira visitar algum museu  ou coisas do tipo, vai precisar de mais um. No meu caso, um dia não é o suficiente, pois além da Acrópole, quero conhecer o Estádio Olímpico de Atenas (pauco das Olimpíadas de Atenas 2004) e o estádio do Olimpiakos. Acho que dois dias pra Atenas é de bom tamanho.
            Logo quando acordei, parti (com um sol partindo a minha cabeça despeovida de proteção capilar) para o local mais esperado e principal destino dos turistas: A Acrópoles. Mas antes de chegar nela, tem uma subinha até lá. Mas o caminho é bem bonito...













          












          No caminho da Acrópoles nos deparamos com a vista do O Templo de Hefesto, no centro da Atenas antiga. É o templo grego antigo mais bem preservado do mundo. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, no século VII DC. O interior foi removido e substitído por estruras de igrejas cristãs.
          Antes de chegar à Acrópolis, tem uma traducional parada no "monte" Aerópago, pois de lá consegue-se belas fotos.






          Por €12,00 justos, você compra um bilhete para entrar... 
 
          Então, aí estão as Acrópoles. Como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. e foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole...

 
... o Erecteion, templo dos deuses do campo, 
 
 
  
... e o Partenon




 















           O Partenon foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado (gostaram? Ornado...) com o melhor da arquitetura grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais do mundo. Ele foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade. No século VI foi convertido numa igreja cristã e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita. Em 1687, um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu após ser atingido por uma bala de canhão veneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas. Hoje o Ministério da Cultura grego leva adiante um programa de restauração e reconstrução.
          Mais um pouco da Acrópoles...




















           
          Pra mim, está escrito: Passagem par passáros (for bidden) perigosos.... Horrível essa!

          O Teatro de Herodes...



          O Teatro de Dionísio...




          Hora de voltar para o centro...





         E, como todos sabem, Atenas vivenciou alguns conflitos intensos nessas últimas semana. Não sei, praticamente, nada sobre as causa (não queria saber por motivos estretégicos, pois chegar em um lugar que está em rebelião não deve ser fácil. Preferi não saber a verdade). As ruas estão calmas, mas não acabou não. Várias pessoas estão acampadas na praça que fica em frente ao parlamento grego...



         Mas acho que eles cometeram um pequeno erro, pois é mais fácil passar a mensagem para o mundo e reinvidicar os direitos em inglês. Veja bem:







Entendeu algo?
          Mas por essa imagem que eles colocaram, deu para perceber as coisas foram sérias

 

              Acho que o povo não está gostando desses caras não...

 

        Retornei ao albergue a tarde para descabear um pouco, pois, pela noite, fui dar uma volta e ver Atenas ilumina. Aí está...













           Então é isso... Abraço a todos e Istambul é a próxima parada!
           Te amo Delllllllllllllllllllll... Você faz falta meu amigo! Mas vamos a luta!
          Descobri algo importante nesses dias: Não é só a ignorância humana que é infinita, as lágrimas também são!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário