quarta-feira, 20 de julho de 2011

Istambul!

Istambul (17, 18 e 19 de julho)

       

       Istambul é a maior cidade da Turquia a quinta maior do mundo (São Paulo é a sexta maior do mundo) e a mais populosa da Europa. Então é claro que muita coisa me espera!
      Cheguei em Istambul no final da manhã.  No aeroporto tem um metrô, e isso ajuda e muito! Basta olhar bem o mapa e descobrir a direção que você precisa seguir. Tive que comprar 2 bilhetes, pois, como o mêtro não ia até o local que eu desejava, precisei descer eu um determinado lugar e pegar uma espécie de trem elétrico para chegar ao meu destino. Isso você tem que concluir sozinho, mas não é nada complicado.
Istambul é diferente de todos os lugares que já conheci, não pela sua impressionante localização geográfica e o fato de ser a única cidade do mundo que faz parte de 2 continentes (Europa e Ásia), mas sim pela sua diversifade cultural e religiosa. Ao mesmo tempo que você olha para um lado encontra uma mulher mas despojada, você olha para outro e encontra mulheres todas "cobertas" dos pés a cabeça. Cobrir a cabeça é questão de escolha pessoal para as mulheres turcas, E foi muito legal o que vi e serviu muito bem para confirmar uma teoria que eu (e outros poucos homens) temos: Uma mulher pode estar vestida dos pés a cabeça que com apenas um olhar ele consegue mostrar toda a sua beleza. Dei uma de fotógrafo e comecei a fotografar "escondido" algumas turcas e saiu muita coisa legal. Como eu falo: A beleza não pode ser vulgar. Mulheres... um decote não e o suficinte para traduzir o que está dentro de vocês!
Tem duas pessoas que me proporcionaram pelas imagens (é claro que elas não me viram fotografando-as).
Observe esse olhar...

Essa ficou muito legal também...



E tem mais...







 

      Esse cara tomou um fatality... Game Over turco!!!!!



 
        Roma é uma cidade bem familiar com algumas cidades brasileiras, mas me senti muito a vontade em Istambul. Caso eu não estivesse andando com uma mochila nas costas, uma câmera fotográfica no pescoço e uma mapa em mãos, poderia me passar, facilmente, como um turco ou "coisas do tipo". Mas é claro que de boca fechada, pois meu turco só não é pior que o meu inglês. Já perguntaram se eu era iraniano, áraba... Até mais porque brasileiro tem cara de tudo, menos de brasileiro! Ninguém me confundiu com um italino, sueco, grego, alemão... Por que será? Acho que é pelo idioma. Só pode ser!
         Após chegar ao hostel, parti para conhecer a cidade. Meu primeiro destino foi o Palácio de Topkapi que foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.



        Mas perto da entrada do palácio encontramos a Fonte de Ahmet III. As fontes otomanas não jorram água e mais parecem bicas públicas.


        O palácio...






O Harém é significa, em algumas culturas, o conjunto das mulheres de um matrimônio poligâmico. O harém tradicionalmente era cuidado por um eunuco do sexo masculino, ou seja, um homem castrado pela mulher mais velha do sultão justamente para não se envolver com as mulheres de seu patrão. Em contrapartida, alguns ou muitos eunucos desfrutavam de fama, dinheiro e poder. Ainda há haréns em países muçulmanos, bem como eunucos, mas ambos são relativamente raros. Mas não é tão simples assim. Não basta quere: Vou ter várias mulheres e pronto! A poligamia, que geralmente é a condição necessária para ter-se um harém, requer posses, porque o marido tem de prover às necessidades de todas as esposas, filhos e agregados, bem como manter numerosa criadagem.









          Saindo do lugar onde o sutão fazia a festa com suas mulheres, temos a vista que ele tinha em seu palácio. Vida fácil desses caras!



     A Torre de Gálata...



          Istambul tinha um pedaço se seu território a beira do mar cercado por muros. Isso ainda pode ser visto...


          


          
      Depois peguei um ônibus turístico e fui dar uma volta pela cidade.
    O Palácio de Dolmabahçe, que foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922...


        A Ponte do Bósforo, que, sobre o estreito do Bósforo, liga os lados europeu e asiático de Istambul.


Voltei para a região aonde eu estava hospedado: Sultahamed. É aqui que se encontra as mesquitas mais conhecidadea de Istanbul: a Aya Sofia...



... e a Mesquita Azul...



A Mesquita Azul estava aberta... E foi algo muito interessante...











As pessoas devem retirar os sapatos e colocar em uma sacola, pois o piso é coberto por um grande tapete.




Os muçulmanos tem 5 horarios de oração por dia. Chega uma certa hora, é como se iniciasse uma "conversa" entre os altos-falantes das mesquitas fazendo uma espécie de convocação para oração
Eles ajoelham e se curvam voltados para Meca. Existe uma parte reservada para as mulheres...


        Aqui se passa o tradicional ritual de "Lava Pés"...


Hora de conhecer a Ásia! Fui para o lugar que mencionei antes, de onde temos uma vista bem legal de Istambul. Mais uma volta pela cidade...







       Hora de retornar, pois amanhã tem muito mais.
     Acordei um pouco tarde, pois como o sol se põe em torno das 20h no verão, o dia é muito longo. É possível apriveitar bem. Hoje reservei o dia para ir na "Istanbul Nova" ...
       Parei na Praça Taksi e fui dar uma volta pela cidade...

      E fui para a Torre de Gálata...


... e sua vista de 360 graus da cidade...









        Observe esse sol que mal apareceu na foto. Ele vai proporcionar belas imagens.

        Desci para um bar que fica no alto da torre (um andar abaixo de onde eu estava) e fiquei tomando um chã gelado (um não, quatro) e apreciando o visual...



Foram 2h parado ali. Com um objetivo. Aí está...




... Estava achando que seria mais um por do sol "normal", só que "tampado parcialmente" por um prédio. Ficou longe de ser isso. De repente, uma formação rochosa começa a se "desenhar" na frente do sol. Fantástico!




     
        Saindo da torre após ver esse por do sol, dei uma volta pela cidade. Atravessei a ponte de Gálata. Ela passa sobre o Chifre de Ouro, que é um estuário que divide o lado europeu da cidade de Istambul.
Com o Mar de Mármara, o Cifre de Ouro (tem esse nome, pois quando eles eram invadidos, jogavam todas as riquezas nessa região e a água ficava brilhante pelo reflexo do ouro) forma uma península com um profundo porto natural. Este lugar foi originalmente colonizado por gregos na cidade de Bizâncio. O Império Bizantino teve seu quartel-general naval lá.


        Passei pela Mesquita Nova e entrei para conhecê-la...







        Para constar, a moeda turca é a Lira Turca. Para você ter uma noção, podemos equiparar, tomando como base o Euro, ao Real. Ou seja, TL1,00 = R$1,00. Ao menos em Istambul, o Euro é aceito,mas a converção é meio que aleatória. É melhor você trocar nas casas de câmbio espalhadas pela cidade. Mas não faça o que eu fiz. Resolvi trocar no aeroporto de Atenas (antes de ir para Istambul). Pensei que chegando em Istambul eu iria ficar “preso” ao valor que eles achassem melhor, sem ter alternativas, pois já estava lá e teria que pagar pelo preço que for. Mas nada disso. No aeroporto de Atenas era mais ou menos assim:
Para comprar: 1 euro = TL2,10
Para vender (caso sobre você vai ter que vender): TL2,50 = 1 euro
Em Istambul cheguei a ver esses valores (era melhor não ter visto):
Para comprar: 1 euro = TL2,34
Para vender (caso sobre você vai ter que vender): TL2,35 = 1 euro

Como comprei 700 euros em TL, é fácil ver que “perdi” um dinheiro razoável nessa troca.
Mas ao menos... ao menos... Ao menos nada. Mantaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Voltando para o hostel estava procurando um lugar “diferente” para comer, mas ao passar por um MD não consegui resistir... ao preço... Até hoje pelos lugares que passei nunca vi MD mais barato que na Turquia... E a prova está aí...

        Tenho que falar a verdade. Tirei essa foto não foi para mostrar o preço para vocês não. Entrei e não vi esse nome em lugar nenhum. Com isso, fui do lado de fora, tirei a foto e na hora de pedir falei com o cara: "One this!"
        Micooooooooooooooooooooooooo de Istambul: Domingo a noite eu paro para comer algo. Uma espécie de sanduiche tradicional aqui. Bem pequeno por sinal. Pedi dois e o caro perguntou o que eu queria beber. Olhei para geladeira, tinha suco de pêssego e falei: "Pear" (Claro que eu não sabia com era pêssego em inglês! Agora eu sei, mas foi um pouco tarde!). O rapaz perguntou e eu confirmei. Ele perguntou se eu queria pequeno ou grande. Pedi grande, mas achei estranho, pois vem a mesma quantidade. Depois de um tempo vem ele com um como de meio litro de "BEAR", cerveja. E eu odeio cerveja. Não tinha nem como devolver, pois não era uma lata ou uma garrafa. E ele também não é obrigado a pagar pela minha ignorância. Ele deve ter me perguntado "bear" e eu entendi "pear". O pior foi que o preço da cerveja era foi a metade da conta. Moral da história: tentei tomar e não consegui, sobrou mais da metade do copo e paguei TL9,00 por isso. Não pagaria nem TL1,00. 
        Fui para o hostel, pois no outro dia tinha muito mais.
       Acordei e fui tomar um estranho café da manhã comum por aqui. Muito estranho: tinha tomate, pepino (odeioooooooooooooooooooo), ovo, azeitonas pretas, queijo, uma espécia de mortadela, pão, ... Não curti muito não.
        Fui para o Grand Bazar. Deveria ter outro nome: Grand Labirinto... Fiquei tonto... É um lugar super turístico, mas não está muito preparado para isso não. Fiquei até tonto... Tinha umas placas (pra mim não servia para nada) sinalizando algumas coisas. Não sabia pra onde eu ia... Mas fui rodando... Passei por alguns lugares umas 10 vezes, outro nem passei. Mas é fato: é um lugare onde você encontra de quase tudo.Gigantesco!



















       Voltei a tarde para o hostel para esticar as pernas e pegar a bagagem, pois as 18:30 já tinha que partir para o meu próximo destino.
        Istambul foi eleita em 2010 a capital européia do turismo. Muitas pessoas, ao fazer um roteiro de viagem pela Europa, colocam, tradicionalmente, França,  Itália, Espanha, Inglaterra, ... como objetivos principais. Estou na primeira cidade ainda que estou visi, tando na Turquia, e apenas Istambul já me fez acreditar que Turquia vai ser um país muito especial. Istambul (que não é a capital da Turquia) não deixa, absolutamente, nada a desejar em relação a outras cidades e capitas na Europa. Ao contrário, ela tem uma diversidade que vai ser difícil encontrar em outra cidade européia. Até mesmo se tratando de aspectos históricos, Istambul não fica muito atrás de Roma e Ateenas não. Istambul foi a capital de Constantinopla.........
                Istambul tem de quase tudo... E o melhor é que os preço são bem agradáveis. Tudo aqui é muito justo. Você sair para comer, por exemplo, é bem mais barato que no Brasil. Qualquer mercado que você entrar você vai dar um sorriso! E isso para o turista é ótimo. Sem exagero algum, você gasta quase a metade, em alimentação. Do que gasta em cidades como Paris, Roma, Madri, Barcelona, ...Espero que nas demais cidades da Turquia por onde eu passar também seja assim.
        Apenas para lembrar, os gastos colocarei no balanço final da viagem.
        Hora de se despedir de Istambul. Próxima parada: Capadócia!
        Para quem nunca ouviu falar dessa região na Turquia... Vai ser muito inusitado!
        Em Istambul entre em uma das infinitas agências de turismo e comprei por TL60,00 uma passagem de ônibus para Capadócia. Foi tudo muito tranquilo. Como combinado, as 18:30 eu deveria estar na agência e um micro ônibus da empresa de ônibus nos leva à rodoviária e pronto.Tudo bem tranquilo. As 20:30 ele estava partindo para Goreme. Capadócia é o nome da região, mas a cidade aonde se deve ficar hospedado é Goreme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário