sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Praga!!!!

Praga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pela segunda vez na vida chego em um lugar que me deixou "de boca aberta"! A primeira foi na ilha de Santorini,  na Grécia. Já vi lugares diferentes e exóticos na Turquia, as maravilhosas ilhas gregas, mas Praga tem um ar diferente. É inexplicável! A cidade é, por completa, linda. Tudo muito colorido. Tem um pouco do estilo de Paris, prédios parecidos e da mesma altura, mas tem um diferencial, pois cada prédio tem uma cor diferente. A cidade é limpa, organizada, e o melhor, estadia e alimentação mais baratos que nos lugares mais "tradicionais" da Europa. Você consegue uma boa estadia (com 4 pessoas no quarto) e se alimentar com menos de €30,00/dia. Isso mesmo, com cerca de R$75,00 você consegue se manter em Praga!
          Saí de Berlim e após umas 4 ou 5 horas de trem cheguei a Praga. Na mesma estação de trem que chegamos já tinha uma conexão direta com o metrô da cidade. Tudo muito simples. Nem tanto, pois tive um pequeno problema: como pagar o metrô? Na Rep. Tcheca a moeda não é o Euro, é a Coroa Tcheca...
          A única loja de câmbio na extação cobrava um absurdo de taxa de comissão e uma convenção não muito agradável. Um fato importante: sempre procure saber antes da conversão para você ter uma idéia do valor ideal. Caso não consiga, pegue o mínimo necessário para você chegar até o seu hostel e lá pergunte sobre qual um valor "bom" para "comprar" a moeda local. Nunca troque em extrações de trem ou aeroportos! Troquei apenas €10,00 e fomos para o hostel. Aqui veio um fato engraçado. Chegamos na rua do hostel e não estávamos achando a numeração. Comentei brincando com o Rodrigo: "Vamos fica nesse hotel mais luxuoso aqui mesmo!". Continuamos a procurar até que resolvi olhar o nome desse hotel. Na realidade era o nosso hotel/hostel. A faixada é pra deixar para trás muitos hotéis de 3 ou 4 estrelas que temos por aí. Vou resumir com uma palavra o hostel: fantástico! Suite para 2 pessoas por R$50,00/pessoa. Chegamos e fomos conhecer Praga. Paramos para trocar a moeda €1,00 = CZK25,00.

Praga.......

Praga em 360°...

... A cidade velha...

Um dos principais pontos turísticos de Prag é o relógio astronomico Orloj.
       O Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).

Depois de conhecer parte dessa incrível cidade, voltei para o hostel, pois no outro dia fui conhecer a regiao do Castelo de Praga...

Mais Praga...

Resumindo: Paris é a bijuteria que te vendem como ouro, e Praga é o ouro que te vendem como bijuteria. Jamais estou aqui para desmerecer Paris. Paris é linda! Mas Praga...
            Podem acreditar, Paris leva a fama, tem todo um "glamour", mas Praga é uma jóia rara. Cada olhar é uma recordação para sua câmera fotográfica. É fato que quando se vai a Europa, Paris é a primeira opção da maioria (não é atoa que é a cidade mais visitada do mundo), mas acho que vale a pena dar uma "esticada" até Praga.
          Um abraćo a todos e até a próxima parada: Budapeste!