sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Budapeste!

Saímos de Praga ás 00:05 para, em um trem noturno, Budapeste.

Budapeste ....

Budapeste é uma cidade regada de fontes termais, são mais de 30 piscinas aquecidades pela cidade. Algumas chegam a ser cartões postais da cidade! Assim como a cidade é divindade pelo largo rio Danúbio em Buda e Peste, a minha opinião sobre a cidade mudou, radicalmente, de um dia para o outro.
Cheguei em Budapeste e fui direto para o hostel. Mais simples que os outros, mas foi o melhor! O mais aconchegante, tinha até uma cozinha no quarto. O quarto era para duas pessoa e o valor girava em torno de R$30,00/pessoa. Para comer em Budaoeste é tão barato quanto em Praga. Pu seja, com cerca de R$65,00/dia você consegue se manter em Budapeste. O hostel era muito bem localizado e o atendimento incrível. Na nossa última noite, teve até um jantar (acho que é semanal) para todos os hóspedes. Todos cozinham, comem e lavam juntos. O hostel fornece tudo, vicê só leva a sua boa vontade (e uma garrafa de vinho, caso queira). Muito legal!
           Fomos dar uma volta em Budapeste. Paramos para trocar a moeda, pois, assim como a Rep. Tcheca, a Hungria está fora da zona do Euro. A moeda local é o Foriente Húngaro e €1,00 = HUF310,00. Não sei se era porque estávamos ainda apaixonados pelo o que os nossos olhos viram em Praga, mas, a primeira vista, Budapeste não foi nada de mais. Ao contrário, deu vontade de voltar para Praga. Rodamos e como a paciência com a cidade não estava muito legal, resolvemos adquirir um passe desses ônibus turísticos que rodam pela cidade. Pagamos HUF4000,00 e dava direito a 48h para usar o ônibus (você pode parar em alguns lugares pré-determinados e pegar o próximo que passa depois de 30min ou 1h) e também te dá direito a um passeio de barco durante 1h pelo rio Danúbio (não fiz esse passeio). No outro dia pegamos esse ônibus que foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Fomos para do outro lado do Danúbio (em Buda) na Citadela. E de lá se tem uma vista da cidade... Foi a terceira vez na vida que fiquei de "boca aberta"! A vista da cidade pelo alto se não é, deveria ser um patrimônio da humanidade! O Danúbio dá um toque mágico na cidade.

Depois paramos em lugar muito legal. O museu da Ópera ....

Ele só pode ser visitado durante dois horários e, obrigatoriamente, a visita é guiada. Meu amigo escolheu um guia em inglês (tinha em outros idiomas). Todos sabem que meu inglês não é bom (está longe de ser), mas consegui compreender algumas coisas e outras ele ia me falando.
           O museu foi construído com o dinheiro do rei da Áustria (na época do império Austro-Húngaro), mas com a condição dele não ser maior que o de Viena (vou lá para conferir).
          Depois mais uma volta pela cidade d retornamos ao hostel. Pela noite demos uma volta por alguns pubs e no outro dia pegamos, novamente, o ônibus. Primeiro, paramos na praça ....

... A Praća do Heróis...

Como tenho uma sobrinha (a mulher mais linda desse mundo) que é apaixonada por bichos, tive que ir no zoo e tirar umas fotos para ele ver...

... já vi esse filme...

Depois fomos para a região do Castelo de Budapeste (em Buda) aonde se tem a melhor vista da cidade.

... e a vista da cidade...

...Voltamos para o hostel, pois a noite tinha o jantar com os outros hóspedes do hostel. Foi bem legal.
Fui dormir, pois outro dia, bem cedo, partiríamos para os próximos e não "tradicionais" destino: Croácia e Bósnia e Hezergovina.

Até a próxima!

1. Oi, parabéns pelo post. Gostaria de saber, por favor, o nome do hostel. Deixa ai pra gente!