Domingo
Ontem, quando encontrei o casal brasileiro na fila do museo , descobri que o programa deles para hoje seria o mesmo que o meu, ir ao jogo da Lazio (Roma e Lazio são os maiores times de Roma). Marcamos um encontro pela manha e teriamos a companhia de um amigo do Renato, o Leonarno, um italiano muito educado e getil, que 'e casado com uma brasileira, 'e apaixonado por futebol e pela Lazio. Aprendi um pouco sobre a historia da Lazio (campea italiana em 1974 e 2000) com ele. Ele nos falou que hoje era uma data muito especial, pois a Lazio, fundada em 09/01/1900, estava completando 111 anos. Nada como desses para quem gosta “apenas um pouco” de futebol como eu!
Fomos, inicialmente, comprar os ingressos na loja oficial da Lazio (em dias de jogos não se vende ingressos nos estadios) e, maldita CBF e seu “presidente absolutista que deveria estar em outro lugar”, Ricardinho Teixeira, aprenda com o futebol italiano. N'os, que temos o melhor futebol do mundo, não podemos ter um sistema ridículo de ingressos e esse mafia cambista que “atrapalha” (queria usar outra palavra!) nosso futebol. Veja o meu ingresso (que comprei apresentando identificacao) e na entrada do jogo o mesmo 'e conferido com a identificacao pessoal...
Mas ao comprar vi algo muito curioso, não basta ser crianca pra ter direito a desconto, tem que ser crianca e ter entre 1m e 1,5m. Tive que tirar uma foto, pois ninguém iria acreditar se eu não comprovasse isso...
Depois fomos almocar num restaurante italiano (paguei 18 euros) e o Leonatdo me deu algumas informacoes sobre a alimentacao italiana:
Feijao, praticamente, não existe.
Primeiro eles comem a massa, depois a carne e, por ultimo, a salada. Pergunto: Para que isso?
Assim como o arroz 'e o nosso prato principal, o deles 'e a massa, ou seja, ele comem massa todos os dias.
Eles adoram berinjela.
Eles comem presunto quase que todos os dias. 'E tipico comer presunto a noite. Mas n 'e o nosso tradicional presunto, e' o que conhecemos como presunto de parma, mas aqui ele 'e muito mais barato que no Brasil. Aqui ele 'e um alimento popular.
No caminho para o estadio passamos pela charmosa Ponte Milvio
Já passei por algumas pontes (não apenas na Italia) e, em algumas, via alguns cadeados presos e não sabia o que representava. O Leonardo nos contou a historia de um determinado casal que prendeu um cadeado sobre o poste de iluminação central da ponte e jogou as suas chaves no Tibre. E, assim, iniciou toda a historia dos cadeados nas ponte. Mas um curioso fato ocorreu: Em julho de 2007, apos a quebra do poste, causa pelo peso excessivo da quantidade enorme de cadeados, a prefeitura de Roma instalou pilares proximos a cada um dos postes de iluminaçao, sobre os quais estao penduradas correntes onde podem ser pendurados os cadeados, preservando assim a integridade dos postes.
Quantos desses relacionamentos ainda estao “trancados”?
Você procura, todos os dias, deixar o seu relacionamento trancado ou deixa a “chave” em qualquer lugar para ele ser, facilmente, aberto? 'E um belo momento pra refletir.
Quem esta apaixonado por alguém (não é o meu caso) e passa pela pontedespreparado, não tem problema, pois seus problemas acabaram! Existe ali os ambulantes indianos que estao preparados para “salvar e trancar” o seu relacionamento. Não acreditei quando eu vi eles vendendo cadiados...
Apenas para constar, na Franca os ambulantes, em sua maioria, são africanos, na Italia, são indianos.
Cheguei ao Estadio Olimpico de Roma, que na entrada do complexo ainda guarda um monumento da época do facismo de Musolinenbshbguibhgui
O Estadio Olimpico de Roma foi o palco da final da Copa do Mundo de 1990 onde, infelizmente, a Alemanha (de Lothar Matheusgfsbyifbsi) sagrou-se campea ao vencer a Argentina (comandada pelo maior jogador de futebol de todos os tempos, Diego Maradona) por 1 a 0.
Entrando no belo estadio que tem capacidade para cerca de 70000 pessoas...
… me senti em casa. O italiano, assim como o brasileiro, é apaixonado por futebol. Logo, foi tudo muito natural para mim. Eles cantam, vibram, vaiam o juiz quando ele entra no gramado e “elogiam” a sua querida mamae... Estadio de futebol é o lugar para você “complementar” o seu vocabulario com as palavras que não estao no dicionario.
Uma foto para registrar esse momento: Leonarno, Renato e eu. A Liris que tirou a foto...
Leonardo me explicou que eu iri ver algo muito especial. Antes de todos os jogos da Lazio, a agui “Olimpia” sai de um determinado lugar do estadio, segurando uma flamula da Lazio, e faz um voo pelo estadio e para no centro do campo nas maos do seu adestrador. 'E de arrepiar essa imagem da aguia voando pelo estadio, a torciada vibrando e uma musica de fundo... Observe a aguia na foto!
Então a Lazio vai ganhar o jogo, pois tem vários fatores ao seu favor:
Joga em casa
Esta em segundo lugar no campeonato
'E o dia do seu aniversario
Jogava contra o bem mediano Lecce
Veremos...
Hoje a aguia não parou no lugar que deveria... O adestrador teve que busca-la na arquibancada.
Em pleno aniversario do time... Seria um sinal que tudo daria errado e esse jogo seria uma furada?
Ou Hernanes, o profeta, teria uma previsao melhor para o fim desse jogo?
O tecnico tirou o profeta... E agora?
Hernanes, para quem não se lembra, jogou um bom tempo no São Paulo.
A lazio saiu perdendo e conseguiu o empate num gol muito comemorado pela torcida e por mim tambem, pois foi muito facil entrar no “clima” do jogo...
Mas, terminou assim...
Friquei triste não pelo placar do jogo, mas pelo Leonardo. Foi um dia fant'astico. Muito obrigado mesmo Leonardo, Renato e Liris pela companhia super gentil e agradavel. Sei que voces estao lendo isso aqui.
Voltei para o hotel, pois ainda domingo a noite tinha que partir para Florenca.
As consideracoes finais não seram feitas na ultima cidade da Italia que eu visitar, ou seja, Milao.
Caso você seja catolico reserve um dia inteiro para o Vaticano, pois, no Museo, tem toda a historia papal, selos, moedas, homenagens e muito mais. São muitos detalhes que você, certamente, vai querer conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário