Hoje (12/01), mais que em todos outros dias, queria que cada um le-se todo o texto. Foi o momento mais emocionante de todo o passeio. Sabia que seria, mas nao estava preparado para o que eu veria.
Novamente, o teclado nao vai ajudar e teremos problemas com acentuacao e coisas do tipo...
Desde que "me conheco por gente", ate o dia 01/05/1994, todos os domingo pela manha e, em muitos outros, pela madrugada, acordava para vazer a mesma coisa: ver uma corrida de formula 1.
Assim como milhoes de outros brasileiros, eu ficava grudado na tv acelerando e pisando fundo junto com um rapaz. Cada curva que ele fazia ou cada ultrapassagem era comemorada por toda uma nacao. E quando vinha a vitoria...
Meus amigos... Pode falar o que for do Galvao Bueno, mas quando esse rapaz, que carregava com ele todo um pais em seu punho, cruzava em primeiro lugar e o Galvao iniciava, com o tema da vitoria ao fundo,... Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasilllllllll. Era o inicio de um domingo maravilhoso.
Sei que muitos leitores desse blog nao tiveram a oportunidade que eu e milhoes de outros brasileiros "mais velhinhos" tivemos. Tivemos a oportunidade de passarmos nossos domingos ao lado dele.
Nao vou falar aqui da carreira do Senna ou do tragico e fatal acidente na curva Tamburello no dia 01/05/1994 na setima volta do GP de San Marino, disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola.
Os principais motivos para colocar a Italia no meu roteiro era conhecer o Coliseu e o Autodromo de Imola (mais especificamente a curva Tamburello e um monumento perto dela em homenagem ao Senna).
Mas para quem nao teve o privilegio de ve-lo correr ou que deseja relembar um pouco do que esse homem foi capaz de fazer, vejam esse video. Foi um momento histórico do nosso inesquecível Ayrton Senna. No GP da Europa de 1993 em Donington Park, sem tomar conhecimento dos adversários ele dá um show na primeira volta em plena chuva. http://www.youtube.com/watch?v=wBzfQ5RA9mo
Estava em Veneza (depois vou colocar as fotos) e hoje, as 5h da manha acordei para ir a estacao para uma grande aventura. Veneza, seus rios e suas ruelas (depois vou descrever melhor) durante a madrugada...
Nao tinha quase ninguem na rua. Em 20' cheguei a estacao e peguei um treim para Bologna. Importante detalhe: Bologna fica bem mais perto de Florença (30'), mas como, na minha opinião, eu teria mais coisas a fazer em Florença que em Veneza, preferi sair de Veneza. Chegando à Bologna, na mesma estacao, peguei outro trem, agora para Imola. Andei mais 20' e cheguei ao autodromo.
Eu apenas sabia que tinha que fazer esse percurso, mas como chegar ao local nao tinha nem ideai. Tive que colocar o meu poderoso sistema de comunicacao em acao. Da pra imaginar o que saiu...
A pista nao 'e aberta ao publico, mas colhi importantes informacoes para conquistar o meu objetivo.
E nao que depois consegui chegar e entrar nessa tribuna. Voces verao!
Esse era o mapa! A curva Tamburello o objetivo!
Apos caminhar um pouco pelo parque avistei um monumento, uma pessoa de cabeca pra baixo olhando fixo para uma direcao e, amarrado em seus ombros, o nosso pavilhao nacional.
Com um olhar triste estava a estatua em homenagem ao nosso grande Ayrton. Nao preciso falar como esse momento foi emocionante. Fiquei ali um bom tempo olhando para ele e lembrando dos maravilhosos domingos pela manha. Quem nao acompanhava Formula 1 ou nao chegou a ver o Ayrton correr, pode ate achar um exagero isso aqui, mas pergunte para quem vivenciou esses momentos... Eles vao concordar comigo. Estamos no país do futebol, mas, para muitos, Senna foi a maior personalidade esportativa do nosso país em todos de tempos. Por tudo que ele fez, pelo um exemplo de homem dentro e fora das pistas e, principalmente, pelo seu orgulho de ser brasileiro.
Hoje nao tinha mais ninguem ali, mas diversas pessoas ja passaram por ali e deixaram sua lembranca, flor, mensagem... Não apenas brasileiros, pois vi mensagem em espanhol, italiano, inglês,... Tirei uma flor que ja estava, completamente, destruida. Depois eliminei algumas teias de aranha. O monumento merece ficar limpo e conservado. E estava!
Para onde ele estava olhando? Quando olhei para o outro lado da pista avistei a curva Tamburello e uma bandeira do Brasil "marcando" o local da fatalidade.
Pensei: Tenho que chegar mais perto! Caminhei mais um pouco, andei pelo mato numa trilha bem curta...
... e cheguei bem perto. Diversas outras homenagens estavam ali.
A curva Tamburello...
Que momento!
Tentei conhecer um pouco do autodromo. E consegui! Fui a tribuna de honra na reta de largada (hoje as marcas na pista sao de corridas de motos). 'E a Tribuna Ayrton Senna, justamente em homenagem a ele.
Agradeci a Deus por ter me dado a oportunidade de estar aqui hoje e parti para minha proxima para: conhecer o museo da Ferrari na cidade de Maranelo.
Sai do autodromo e mais 20' andando ate a estacao de Imola e de la peguei um trem para Modena, pois nao tem trem para Maranelo. Cheguei em Modena e perguntei como ia a Maranelo. Andei 20' (serio, sempre 20, 'e curioso mais 'e verdade) ate uma estacao de onibue e parti para Maranelo e o Museo da Ferrari. Chegar ali ainda no "clima" do autodromo de Imola foi magico. Logo na entrada funcionarios de uma determinada agencia (nao tem nada relacionado ao museo) me perguntaram se eu queria fazer um teste drive, numa Ferrari esportiva, por 50 euros. Mas como eu, um idiota, nao estava com a minha carteira de motorista naquele momento nao pude fazer. Mas, caso Deus permita, sei que voltarei e oportunidades para isso nao faltarao.
Entrei no museo que tem cabines com simuladores sonoros de varios momentos que voce escolher (acelerar, freiar, subir a marcha,...), simuladores e toda a historia da escuderia Ferraria com os carros que foram usados ao longo dos anos. Nao existe replica aqui, todos os carros que estao aqui foram usados durante os campeonatos.
Entao vamos...
Essas sao os primeiros carros da Ferrari
Essa foi a Ferrari usada pelo autriaco Gerhard Berg, o melhor amigo de Senna detro da Formula 1. Correram juntos durante 3 anos (1990, 1991 e 1992). Berger é o quarto piloto em participações em Grandes Prêmios na história da Frmula 1 perdendo apenas para Rubens Barrichello (BRA, o piloto com o maior numero de grandes premios na carreira), Riccardo Patrese (ITA) e Michael Schumacher (ALE). Esse video é fantastico. Com uma magica narraçao do Galvao Bueno, no GP de Suzuka de 1991, no Japao, Senna deixa Breg ultrapassa-lo na reta final e sagrasse-se tri-campeao do mundo com o seu melhor amigo na F1 ganhando a corrida. Felicidade para todos. Para que vivenciou esse periodo, é IMPOSSIVEL conter as lagrimas.
http://www.youtube.com/watch?v=9BUbAcXrR1U
Mais Ferrari...
Ao lado de Ayrton, eles foram os maiores pilotos da F1 de todos os tempos. O da direita todos conhecem, o da esquerda é o frances Alain Prost. Muitos falam que Shumacher foi melhor que Ayrton, pois foi 7 vezes campeao do mundo. Mas é muito simples contrariar isso. Shumacher nao teve nenhum concorrente a altura como Senna teve. Prost foi o maior rival de Senna, e era quase tao genial quanto Ayrton. Os dois proporcionaram as maiores dispotas de toda a historia de F1. E voces vao caoncordar comigo. O brilho da carreira de Senna se deve um pouco, ou melhor, muito, ao fato dele ter tido como adversario o Prost.
E essa foi a Ferrari do frances Alain Prost
Essa foi a Ferrari do ingles Niegel Mansell, o leao.
Ferari esportiva!
Para quem nao sabe, amarelo é a cor original da Ferrari, e nao o vermelho.
Mas essa sala é especial...
Esse é o trofeu do ultimo titulo de Campeao de Construtores da Ferrari, em 2009.
Esse foi o capacete usa pelo "alemao" nos seus 5 titulos pela Ferrari.
Detro da "maquina". Essa foi um dos carros que o Massa ja pilotou.
Sai do museo e parei na "lojinha" da Ferrari. Nao tem nada barato! Uma camisa nao sai por menos que 40 euros e um bone voce nao consegue comprar por menos que 25 euros. Mas nao podia sair de la sem nada nas maos.
Depois, voltei a Veneza. Resumindo:
Veneza - Bologna: 8,90 euros e 2h
Bologna - Imola: 3,30 euros e 20'
Imola - Modena: 5,60 euros e 40'
Modena - Maranelo: 2,80 euros e 40' (onibus)
Maranelo - Modena: 2,80 euros e 40' (onibus)
Modena - Bologna: 3,30 euros e 20'
Bologna - Veneza: 8,90 euros e 2h
Nem somei pra saber quanto gastei e o tempo que gastei. Mas os valores sao tranquilos, mas tem que fazer como eu fiz, pegar o trem regional. Ele anda mais lento, mas 'e bem mais barato.
Essa foi uma aventura que iniciou as 5h e terminou as 21h.
Caso voce queira sair de florenca 'e melhor, pois Florenca 'e bem mais perto de Bologna que Veneza.
Obrigado Senhor!
Emocionante mesmo. Terei que fazer esse roteiro na Itália. Te cuida por aí!
ResponderExcluirParabéns Rômulo pela descrição e obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirEmocionante sempre. Vou dia 20 de janeiro de 2016.
Abraço.