sexta-feira, 27 de julho de 2012

São Petersburgo




          Fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos (1713–1728 e 1732–1918). São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa. É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 4,6 milhões de habitantes. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Mar Báltico (Wikipédia)
          Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais a Norte. Esse fato nos proporciona momentos, ao menos para mim, curiosos e, até mesmo, estranhos. No verão é possível você andar as 23h com a companhia do sol! Chega-se a ter cerca de 20h de claridade por dia. Evidentemente, essa é uma características das cidades localizadas mais ao norte da terra. As cidades do famoso "sol da meia noite". Mas meia noite não tinha sol em São Petersburgo. Vou ter que ir, numa próxima oportunidade, para o norte da Finlândia ou Noruega atrás desse sol!
         Cheguei no final da tarde e fui dar uma volta pela cidade. Várias fotos foram tiradas após as 22h, e você vai perceber que o nosso astro rei está bem presente!

            A Catedral do Sangue Derramado...






          Em 1 de maio de 1703 durante a Grande Guerra do Norte, Pedro, o Grande capturou a fortaleza sueca de Nyenskans sobre o rio Neva em Íngria. Algumas semanas depois ele construiu a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, que se tornou a primeira construção de tijolo e pedra da nova cidade. Denominou a cidade mais tarde de acordo com seu santo padroeiro, São Pedro, o apóstolo.
            Fortaleza de Pedro e Paulo e sua catedral, aonde os membros da família imperial russa "Romanov" estão enterrados.















           A Catedral Kazansky...
      



           A Catedral de Santo Isaac...




          Um fato marcante na histórico ocorreu nesse lugar, o "Domingo Sangrento".


          O Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro (de acordo com o antigo calendário, 9 de janeiro) de 1905, em São Petersburgo na Rússia, onde manifestantes pacíficos marcharam para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial a mando do próprio Czar. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia secreta czarista, para criar organizações de trabalhadores.
            Depois uma volta pela região do Hermitage...




      
          Agora é pegar um trem e chegar, depois de 9h, em Moscou.




          
          Um abraço a todos!

Um comentário:

  1. Por coincidência vou fazer uma viagem mais ou menos parecida com a sua. Em outubro vou pela Emirates para São Petersburgo e Dubai.

    Muito legal seu blog.

    Como você fez o câmbio nas duas cidades? Alguma dica que não está nos textos?

    Abraços,

    Carlos

    ResponderExcluir