quinta-feira, 26 de julho de 2012

Preparativos - Transiberiana/Transmongoliana



Depois de colocar vários roteiros no papel, decide escolher algo que, até então, nunca tinha passado pela minha cabeça. Escolhi fazer a Transiberiana. Quando falamos em "Transiberiana", nos referíamos a rota que sai de Moscou para Vladivostok, cidade portuária com vista para o Oceano Pacífico. Este é o maior  “trilho” do mundo, com quase 9300 km. Essa era a minha idéia, mas pequisando descobri que a transiberiana tinha 2 variantes, no entanto, levando a Pequim: a “Transmongoliana”, que atravessa a Mongólia e o deserto de Gobi (Gogi significa deserto, em Mogol), e a “Trans-Manchuriana”, que vem para a capital da China, através da Manchúria).
Quando “descobri” essas opções, veio um sorriso enorme, pois tinha a possibilidade de colocar a China (um dos países que eu mais tinha vontade de conhecer) no mesmo roteiro. E foi isso que eu fiz. E, a princípio, o roteiro tinha ficado assim:
Rio de Janeiro – São Petersburgo (Rússia) – Moscou (Rússia) – “Transsiberiana” parando em algumas cidades como Yekaterimburg, Irkutsk e Ulan Batar (capital da Mongólia) – Pequim – Rio de Janeiro
Mas na hora de comprar a passagem uma agradável surpresa...

Compra da passagem aérea, vistos, bilhetes de trem da Transiberiana e estadia

Antes, queria, mais uma vez, destacar que eu passo os valores aqui com uma única intenção: mostrar os gastos que uma viagem desse acarreta e para que o leitor consiga, caso seja do seu interesse, organizar suas finanças para executar uma viagem como essa. Diversas pessoas me mandam emails dizendo que encontraram meu blog quando estavam procurando sobre algum lugar ou roteiro no Google (assim como eu faço) e me perguntam diversas coisas. Sempre respondo, pois para alguns lugares não temos informações suficientes e, caso você procure uma agência de turismo pagará muito mais caro MESMOOOOO pelo passeio, mas claro que você vai ter muito mais conforto e comodidade!

Estadia: Como fico em hostels (albergues) não gasto muito com esse fator. Gasto, em média, R$30,00 por noite, para um quarto com 6 pessoas. Muito tranquilo. Apenas em Dubai que foi mais caro, pois paguei cerca de R$80,00 em um hotel 4 estrelas numa boa localização (perto de uma estação de metrô).  

Passagem aérea: Escolhido o roteiro, comecei a pesquisar em diversos sites o valor da passagem aérea Rio-São Petersburgo e Pequim-Rio. O valor girava em torno de R$ 3800,00 e duas empresas aéreas apresentavam os valores mais baratos: a Air France e a Emirates Airlines. A Emirates estava com o preço um pouco mais barato e, no dia que eu fui comprar, a passagem estava R$4000,00. Fui iniciar a compra e vi que o vôo Rio – São Petersburgo tinha uma conexão de algumas horas em Dubai, nos Emirádos Árabes Unidos. Já que eu iria parar em Dubai, resolvi verificar o quanto aumentaria o valor da passagem se eu “abrisse” o trecho para Rio – Dubai e Dubai – São Petersburgo. E para minha felicidade, não aumentou um real. O preço ficou o mesmo. Depois, foi fácil entender o motivo.
Acho que vale destacar... A Emirates é uma das melhores companhias áreas do mundo (se não for a melhor), a alimentação é muito boa, tem as refeições padrões de muita qualidade e, sempre que a pessoa desejar, tem bebida, frutas, uma espécie de pastel assado com não sei o que dentro (mas é bom) e o principal, um ótimo espaço entre a sua poltrona e a da frente, espaço esse equivalente a um braço esticado. Resultado: o seu lindo joelho passa bem longe da poltrona da frente. Em se tratando de 15h de vôo, isso faz muita diferença.
O que acontece então? Todos os vôos da Emirates para qualquer lugar do mundo fazem escalas em Dubai e você consegue ficar alguns dias em Dubai sem pagar nada mais por isso. Você viaja numa cia. Melhor e, “de brinde”conhece Dubai. Isso acaba injetando (e muito) dinheiro na cidade, pois uma cidade que não seria destino da maioria, passa a ser o destino de quem desejar. Acho que eles vão dominar o mercado aéreo em poucos anos, pois, por exemplo, se o preço uma Air France for o mesmo de uma Emirates e você desejar fazer, por exemplo, Rio – Paris, você terá a opção de faze esse percurso direto pela Air France em 14h ou poderá escolher ir pela Emirates. Nesse caso você levaria umas 15h no trecho Rio – Dubai e mais umas 5h no Dubai – Paris. Nesse caso, seu vôo demorará 6h a mais, mas você irá conhecer Dubai, ou seja, “Fly Emirates”.

Vistos: Com a passagem comprada, estava na hora de pegar os vistos, pois os Emirados Árabes Unidos, a Mongólia e a China exigem visto para brasileiros. O visto para os EAU é bem tranqüilo. Basta entrar no site da Emirates Airline e escolher a opção para obter visto. Paguei cerca de R$150,00 por um visto de 96h. Para o da Mongólia e China procurei no Google os sites das embaixadas e lá explica, claramente, como obter o visto. Você manda os documentos solicitados (passaporte, bilhete aéreo, seguro saúde, voucher da estadia e comprovante de renda) por sedex, mas, no caso da China, tive que retirar no consulado do Rio de Janeiro (devido ao tempo que eu tinha até a viagem). O visto para a Mongólia foi R$230,00 e o da China R$100,00.

Bilhetes de trem: Para comprar os bilhetes de trem aqui do Brasil foi uma grande e longa aventura. Pesquisei vários sites pela internet, troquei informações com eles e os dois sites que eu usei para comprar os bilhetes foram muito tranqüilos e eu recomendo-os:

Comprei os seguintes bilhetes de trem:
São Petersburgo – Moscou
Moscou – Yekaterinburg
Yekaterinburg – Irkutsk (não aconselho fazer direto, pois é muito cansativo, pois são 56h de viagem. Coloque Novosibirsk entre essas duas cidades)
Irkutsk – Ulan Bator
Infelizmente, devido ao tempo, o último trecho (Ulan Batar – Pequim) não será realizado de trem e sim de avião, cujo bilhete foi em torno de R$600,00 (creio que o bilhete de trem não seria muito diferente disso não)
Os bilhetes que comprei foram de segunda classe (compartimento fechado com 2 beliches), mas o preço da terceira classe é bem mais barato e você divide um vagão com todos, sem muita privacidade. Detalhe: não tem chuveiro no trem!
O valor desses bilhetes e da passagem de avião girou em torno de R$2200,00.

Importante destacar que é possível você comprar todos os bilhetes na Rússia, isso lhe dá mais flexibilidade, mas pode correr o risco de não encontrar o bilhete no dia ou hora que você deseja.
Depois, descobri que existem 3 tipos de trens que fazem a Transiberiana
Agora eu pergunto ao leitores: Por que devemos entrar em um trem luxuoso, atravessar 9000km sem ter aproveitado o melhor da Transiberiana? E qual o melhor? O melhor não é a paisagem, e se você escolher um trem “luxuoso” você conviverá, basicamente, com os turistas, pois os russos não usam a Transiberiana como atração turística, e sim como um primoroso meio de transporte que desenvolveu o, até então, precário e distante interior russo. E isso é fato, o melhor é você conviver com as famílias, tipicamente, russos. A maioria aparentando ser muito simples.  

Infelizmente, não ficarei o tempo que acho ideal, pelo meu curto período de férias. Mas como em julho de 2014 temos uma Copa do Mundo no Brasil e, provavelmente, o país vai parar em julho, acho que será uma boa oportunidade para fazer a transiberiana (Moscou – Vladivostok) e acho que um período legal é o seguinte (sem direito a ficar entrando em museus ou coisas do tipo):
São Petersburgo: dia, noite e dia (noite trem para Moscou). Não vejo muita necessidade iniciar por São Petersburgo.
Moscou: dia, noite e dia (noite trem para Yekaterinburg, cerca de 30h e chegar pela manhã)
Yekaterinburg: chegar pela manhã e a noite ir para Novosibirsk (cerca de 25h de trem)
Novosibirsk: noite, dia e noite ir para Irkutsk (cerca de 30h)
Irkutsk: chegar pela manhã e ficar uns 4 dias (existe uma ilha no Lago Baikal que é muito distante. O Lago possui 636 km de comprimento e 80 km de largura, e a  ilha Olkhon tem cerca 730 km2. Sair a noite para, após cerca de 30h chegar pela manhã em Ulan Batar (Mongólia)
Ulan Batar: chegar pela manhã e ficar uns 5 dias. Ir para Pequim.
Pequim: 4 dias
Esse é o percurso Moscou – Pequim (Transmongoliana). Esse tempo seria o “interessante”, mas não o ideal, pois o ideal são uns 2 meses. Mas é quase impossível para um trabalhador conseguir esse tempo. Com isso, é legal acrescentar mais umas 4 noites para você para em umas duas cidades a sua escolha pelo caminho e ter mais dois dias para acrescentar em uma outra cidade qualquer. No total, cerca de 28 dias. Isto é, 30 dias no processo inteiro!
No percurso Moscou - Vladivostok (Transmongoliana) acho que esse tempo seria o ideal também, pois você faria o percurso em uns 20 dias e sobrariam uns 8 dias para você conhecer a Pequim (China) ou Tóquio (Japão).
Esse é um bom plano para a Copa do Mundo de 2014!

4 comentários:

  1. E ae Professor,

    Muito boas as suas explicações! Passei o dia inteiro hoje vendo roteiros e pensando sobre essa grande linha que cruza a Rússia. Finalmente, quando já me preparava pra deixar pro outro dia encontro seu blog. Perfeito.

    Bom, eu vou utilizar muitas das informações disponíveis. Mas mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas. Se tu quiseres participar e me ajudar, ai vão.

    Eu estava pensando em realizar somente o trecho Irkustk-Moscou no próximo inverno europeu. Em janeiro mais precisamente. Você acha que vale muito a pena ir até Vladivostok, dada a ocasião de ter que pagar mais (normalmente farei Berlin-Irkustk por R$700 e mais o preço do trecho +- U$300. Enquanto SÓ o bilhete de avião Berlin-Vlad = R$ 1800)?
    Além disso, comprar bilhetes na hora ou pela internet?

    Valeu! E belo trabalho no blog! Está nos favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Comprei todos os bilhetes pela internet. Foi muito tranquilo. Não fui a Vladivostok, pois decidi fazer a transmongoliana e terminar a aventura em Pequim. Fui muito feliz na escolha... Pequim é fantásticooooo! Vou postar ainda tudo no blog. Mas acho uma data ruim, por causa do rigoroso inverno, mas, certamente, a paisagem é muito mais interessante no inverno!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, muito elucidativo. Se puder tirar uma dúvida agradeceria muito. Ao passar apenas um dia em alguma cidade, onde podemos deixar nossas mochilas? As estações possuem guarda volumes ou existe outro lugar para deixarmos a bagagem

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, estou a informar-me para fazer esta viagem, como estou aposentado tenho agora todo o tempo para o fazer tipo mochileiro, porque as minhas possibilidades tambem não são muitas, mas vou conseguir ir !! obrigado por estas dicas tão importantes.

    ResponderExcluir