Antes de tudo... Não estou aqui para ser contra ou a favor de nada! Estou apenas informando o que vi. Não ache você que Amsterdam é o lugar aonde você tem que ir pra usar drogas ou conhecer prostitutas. Sem hipocrisia, pois para fazer isso você não precisa andar mais de 1h da porta da sua casa! Se você quer usar qualquer tipo de coisa e JOGAR A SUA VIDA E A DA SUA FAMÍLIA NO LIXO, o problema não é meu, mas, indiretente, todos sofremos com isso! E para fazer isso, você não precisa sair do Brasil. Aqui é para você viver e respirar a liberdade ao lado de uma incrível paisagem!
Amsterdam tem seu nome derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte" (Via Wikipedia rs). Tem até uma boate que é dentro de uma antiga igreja.
Amsterdam é de outro mundo! Não tem a mesma beleza e nem a mesma limpeza que outras européias têm. É uma cida com carca de 750 mil habitantes e 700 mil bicicletas! Tem estacuonamento para bicicletas!
As ruas são charmosas, o estilo arquitetônico muito legal, museus reconhecidos mundialmente (como o de Van Gogh e Rambandt - não fui em nenhum, pois não gosto, particularmente, do estilo de época deles) e uma liberdade... Você anda pela rua e se sente com asas! Indescritível! Ninguém se preocupa com cor, raça, credo, opção sexual...
E não ache que Amstedam é uma zona aonde as pessoas fazem de tudo pelas ruas. Nada disso! Você vai pela cidade e não vê, praticamente, ninguém usando drogas. E mais, se você andar pela noite em algumas cidades pelo Brasil, você vê mais usuários nas ruas que em Amsterdam. Aqui tudo tem o seu lugar. Os famosos e diversos coffeshops que vendem as drogas (como se fosse um cardápio mesmo) e as pessoas usam por ali mesmo. E não é nada escrachado não.
Não se vê pessoas andando pela rua funando nada. E não são todas as drogas não...
A outra coisa que todos sempre tem curiosidade em saber é sobre a prostituição. A crise pela Europa aumentou um pouco (creio eu) a procura por esse tipo de "trabalho", que é legalizado, TABELADO e centralizado. Quando eu falo... no Brasil é muito pior, pois além das casas notirnas que existem, você pode estar andando com sua família pela rua e ser "surpreendido" por uma prostituta parada numa esquina qualquer, sem você desajar ver isso. Aqui não é assim... Aqui quem procura acha e sabe aonde está. Não que ver, apenas não passe pelo local aonde elas estão!
É uma determinada região (Red Light District) aonde elas ficam dentro de uma casa, atrás de uma Vitori, vestidas de biquini e pronto! Se uma "faz um desconto" é denunciada para o órgão responsável correndo o risco de perder o direito de continuar por ali. Mas não ache você que apenas rapazes frequentam o lugar não. É, indiscutivelmente, um ponto turístico. Grupos de turistas guiados vão até lá para conhecer o local. Não é nada vulgar e nenhuma garota abre a porta empurrando você para dentro. Quando acontece qualquer problema com alguma delas, uma sirene é tocada e os seguranças (que andam disfarçados pela região) chegam perto para solucionar o problema.
... Um dos diversos coffeshops pela cidade...
... Essas mquinas "tipo de refrigerante" vende isso mesmo que voce está pensando...
Agora é partir para Berlim, sabendo que essa liberdade aqui encontrada não será mais observada em outros lugares. Um lugar aonde fumar maconha é liberado e você não vê ninguém pelas ruas fazendo isso (vê igual ou menos que no Brasil). Funciona tipo assim por aqui (como se os "governantes estivessem falando para a população):
"Quer usar droga e acabar com a sua vida? Então se tranque em um lugar e faça isso a vontade. Não vai faltar lugar pra você comprar o que deseja, mas faça isso bem no seu canto! Quer asssssselerar e encurtar sua vida? Fique a vontade!"
É bem por aí!
Um abraço a todos e espero que tenham compreendido esse texto informativo. Meu objetivo foi mostrar que Amsterdam não é bem aquilo que imaginos não! Tem muita beleza que sobressai qualquer coisa!
Um abraço a todos e até a próxima parada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário