sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Santorini

          Bem... Demorei um pouco para escrever sobre esse INESQUECÍVEL lugar. acho que o lugar mais charmoso que já visitei. Fotograficamente falando, Santorini é mágica. É um paraíso para qualquer lente!
          Santorini é um arquiélago vulcânico circular. Esta forma atual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos (cerca de 1680 a.C) destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a atual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos. Hoje, o vulcão (grande ponto turístico de Santorini) está inativo e fica no "centro" do arquipélago.
          Como tem um bom tempo, talvez eu esqueça de alguns fatos, mas as imagens dispensam qualquer comentário!
          Saí de Mykonos e, de barco, fui para Santorini passar 5 mágicos dias. Fui super bem acolhido no hotel (reservado por mim no Brasil e apenas R$60,00 a diária). A dona do hotel perguntou seu eu queria alugar um carro e gostei da idéia. Como iria passar um bom tempo na ilha, achei esse fato interessante, pois dava mais mobilidade. Paguei cerca de 35 euros pela diária e pronto.
          Meu primeiro destino era conhecer a foto mais procurada e "tradicional" de uma pessoa que vai às ilhas gregas...




... a tradicional igreja branca de duomo azul, localizada no penhasco e voltada para o mar.
          Essa região é a mais bela de Santoria, a região de Oia (lê-se "IA"). Casas coloridas "penduradas" no penhasco...




                
          Caminhando pelas casa, avistei o local que procurava. Várias pessoas por todos os lado ocupando um pequeno espaço. Fui até lá!



         
          Pessoas para todos os lados e lugares...



... com um mesmo objetivo: ver o por do sol mais belo (ou um dos mais) e emocionantes da Terra. É fantástico! Como fica bem no alto essa regiaõ, muitos usam o meio de transporte tradicional da ilha para subir uma longaaaaaaaaaaaa escada: o burro!

          Então, aí está...










          E o mais legal... Depois que o sol "partir" todos inicaim uma longa salva de palmas de arrepiar!


          Tive que voltar nos outros dias para participar desse "evento", novamente. Caminhei até o carro e a noite as casas iluminadas dão um toque especial na ilha!



          As praias são lindasssssssss, mas como Santorini é de origem vulcânica, não temos areias, e sim pedras, tormando tenso a caminhada. E colocar o pé nessa "areia" escura com um sol de quase 40º é impossível. Não dava. Era tenso!



          Esaa é a Praia Vermelha, muito legal!



            Um passeio pelo vulcão (não lembro o valor, mas era viável)...



          Por dentro do vulcão...

         
          Essa foto é, no mínimo, curiosa...

         Para terminar, mais umas fotos... E que fotos... Ainda volatarei, se Deus permitir!









          Essa foi a minha aventura. Voltei de barco para Atenas e parti para o Brasil. Em Atenas ainda consegui ver um jogo do Panathinaikos, no Estádio Olímpico de Atenas, pela Liga dos Campeões. Muito bom! Então foi isso. Em dezembro e janeiro tem mais, muito mais!
          Um abraço a todos que acompanharam essa aventura! 

Um comentário: