terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paris - Los Invalides (túmulo de Napoleão), O Pensador (de Rodin) e Paris noturna

          Hoje pela manhã (pouco vento, bastante frio, uma chuvinha leve e chata, além do céu nublado), fui ao Les Invalides,...

...residência e hospital para idosos e soldados feridos (construção iniciada em 1670). Aqui está o gigantesco túmulo de Napoleão Bonaparte, e na entrada da tumba...

está escrito: ''Eu desjo aque minhas cinzas repousem sobre as margens do rio sena no meio do povo frances que eu tanto amo.''

...e um museu de armas e das duas grandes guerras mundiais.
         
          Depois, fui ao Museu d'Orsay. Fiquei, "apenas" (inicialmente foi construído, em 1900, para ser uma estação de trem e depois serviu como cárcere de prisooneiros durante a Segunda Guerra Mundial), com obras entre 1848 e 1914. Encontramos obras de Delacroix e Corot, Monet e Renoir (impressionismo), Rodin e também os pós-impressionistas com Van Gogh e Cézzane. Tembém existe obras no período simbolista e realista. Nesse museu não é possível tirar fotos. 

           Caso você goste desse tipo de arte (impressionista e derivados) passe só pela porta. Confesso que não curti muito. Fiquei muito mais tempo na fila que lá dentro. 
           Saí e fui direto ao Museu de Rodin (a entrada é paga, mas como eu cheguei lá as 17h e fecha as 17h45' não precisei pagar, pelo menos eu acho que foi por esse motivo, pois perguntei para uma mulher não me lembro o que, ela começou a falar uns 2 minutos um monte de coisa, não entedia nada, e depois perguntei quanto era e ela respondeu que era ''free''. Esse pedaço da conversa eu entendi!), aonde encontra-se, na minha humilde opinião, a sua mais significativa e bela o obra: Le Penseur (O Pensador).
          A beleza é gigante e, além de tudo, ele está localizado numa posição fantástica. Caso você esteja de frentre a ele, estarão alinhado você, O Pensador e a Torre Eifel (a foto não ajuda muito, pois as nuvens estavam encobrindo a torre).
 
          Outro belo detalhe: pela diagonal encontra-se a cúpula de ouro (único monumento francês de ouro) dos Les Invalides, onde está enterrado Naleão.
          Para ficar ainda mais bonito, existe umas sombras maravilhosas de sua imagem.

          Fui conhecer o Museu do Louvre por fora e, evidentemente, ainda dedicarei um dia inteiro para isso.












Já vi isso em algum filme!
           Depois fui fazer uma visita noturna pela Champs Elliser e arredores. Paris a noite é indescritível. Existe uma roda gigante (€10,00 bem empregados) que nos dá uma vista primorosa de Paris (essas fotos não estãao boas, pois eu estava detro de uma cabine, mas pelo visual, achei que valia a pena postá-las), pois podemos ver a torre...
... a Champs-Élysées iluminada e os faróis dos carros contribuindo para isso e, é claro, o Arco do Triunfo ao fundo...
... e também podemos ver o Museu do Louvre de um "ângulo" diferente.

           Caminhei pela Champs-Élysées até o Arco do Triunfo (monumento dedicado aos que lutaram com Napolião e, também, uma chama dedicada ao "soldados desconhecidos" mortos na guerra).

 
          Depois fui comer e, após sair as 10h30' do hotel, retornei as 23h30'. Mais ou menos isso, pois parei na lan para postar as fotos no blog. Cheguei no hotel as 2h. Amanhã tem muito mais !
Gastos importantes do dia:
€11,00 - entrada Les Invalided
€22.50 - alimentação
€8,00 - entrada Museu d'Orsay
€10,00 - volta na roda gigante

Total (com os diversos) - €83,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário